ECONOMIA

min de leitura

Haddad se reunirá com ministros da Argentina, Rússia e China

(via Agência Brasil)

| Edição de 01 de julho de 2025 | Atualizado em 01 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em uma semana marcada por compromissos internacionais, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem encontros agendados com ministros da Economia da Argentina, Rússia e China. A agenda começa com a viagem para a cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, nesta terça-feira (1º). Na quarta-feira (2), Haddad segue para o Rio de Janeiro, onde participa de reuniões dos ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do Brics, além da Reunião de Cúpula do grupo. A estadia no Rio se estende até a segunda-feira (7).

Compromissos no Mercosul

Durante a cúpula do Mercosul, os principais temas em pauta serão o acordo com a União Europeia (UE) e questões políticas a serem discutidas com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo. Na capital argentina, Haddad participa de encontros com ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do Mercosul, focando na transição da presidência do bloco para o Brasil e no acordo com a UE.

Agenda no Brics

Na quarta-feira à tarde, Haddad se desloca para o Rio de Janeiro. Na quinta-feira (3), ele se reúne com os ministros das Finanças da China, Lan Fo'an, e da Rússia, Anton Siluanov. As conversas com o representante chinês devem abordar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), prevista para novembro em Belém.

Na sexta-feira (4), o ministro participa de um seminário do NDB e almoça com representantes dos países governadores do banco. Esses eventos preparam o terreno para a Reunião de Cúpula do Brics, que ocorre no domingo (6) e na segunda-feira (7).

Encontros Bilaterais

No sábado (5), Haddad se encontra com os ministros das Finanças do Egito, Ahmed Kouchouk, e dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Hadi Al Hussaini, com foco nas relações comerciais do Brasil com esses países. Ainda no sábado, ele participa da 10ª Reunião Anual dos Governadores do NDB e de um almoço promovido pelos países controladores do banco de desenvolvimento.

No domingo (6) e na segunda-feira (7), Haddad integra a comitiva oficial do presidente Lula na Cúpula de Líderes do Brics, retornando a Brasília na terça-feira (8).



Com informações da Agência Brasil