ECONOMIA

min de leitura

Hitachi anuncia nova fábrica visando data centers e energia renovável

(via Agência Brasil)

| Edição de 26 de agosto de 2025 | Atualizado em 26 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Hitachi Energy deu início, nesta terça-feira (26), à construção de uma nova fábrica de transformadores elétricos de potência em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que é natural da cidade.

De acordo com a empresa, os transformadores que serão produzidos na nova unidade são fundamentais para o funcionamento das redes elétricas e para a expansão da geração de energia renovável. Além disso, desempenham um papel crucial na construção de data centers, essenciais para o avanço das tecnologias de inteligência artificial.

A nova instalação faz parte de um investimento de aproximadamente US$ 200 milhões da Hitachi Energy no Brasil, anunciado em 2024. Cerca de 80% desse montante será destinado à construção da nova planta.

“A localização estratégica de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, foi decisiva para a escolha do local, pois está situada entre São Paulo e Rio de Janeiro, próxima aos portos de Itaguaí (RJ) e Santos (SP). Prevista para ser concluída em 2028, a fábrica contará com a produção de transformadores de última geração, utilizando maquinário moderno e eficiente”, destacou a companhia em comunicado.

Esta será a terceira fábrica da empresa no Brasil, que já possui unidades em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC). A nova planta terá uma área construída de 46.300 metros quadrados na primeira fase e deverá gerar 450 empregos diretos e cerca de 1.800 indiretos.



Com informações da Agência Brasil