O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração da 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, evento que não ocorria há sete anos. A cerimônia aconteceu na capital paulista e o salão estará aberto ao público de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, zona Norte da cidade.
Lula enfatizou seu papel na reivindicação pelo retorno do evento, destacando a importância do Salão como um símbolo de desenvolvimento e inovação do Brasil, especialmente no que tange à transição energética.
"Precisamos garantir que nenhum país do mundo hoje possa competir conosco quando se trata de inovação para transição energética. Nós ainda não sabemos fazer a bateria? Vamos aprender. Nós ainda não sabemos cuidar da terra rara? Vamos aprender. Nós temos empresários, nós temos universidade, temos cientista, temos recursos. Por que vamos ser, a vida inteira, importador de coisa que a gente pode exportar?", afirmou Lula.
Ele ainda ressaltou que o compromisso do salão é um marco para a indústria automobilística, que será lembrada como antes e depois deste evento. Após a cerimônia, o presidente seguiu para a África do Sul, onde participará da reunião do G20.
Investimentos e Inovação
A retomada do Salão do Automóvel ocorre em um momento de revitalização da produção nacional e aumento dos investimentos em inovação pela indústria automobilística. O governo federal anunciou que o setor automotivo investirá R$ 140 bilhões no Brasil até 2033, com foco em pesquisa, desenvolvimento, descarbonização e segurança veicular.
Modernização do Setor
O Ministério da Indústria, Comércio e Serviço destacou que este é o maior plano de modernização já anunciado pelo setor. Os investimentos, impulsionados pelo programa Mover do governo, estão concentrados em eletrificação, eficiência energética, conectividade e novas plataformas de produção.
Igor Calvet, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), ressaltou que o Brasil está redescobrindo sua confiança e capacidade de inovar. Desde 1960, o Salão do Automóvel acompanhou importantes marcos da indústria, como o proálcool e os veículos flex, e agora, os híbridos e elétricos.
Participação de Marcas
O evento contará com a presença de diversas marcas, incluindo BYD, Caoa, Citroën, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Mitsubishi, Peugeot, Renault, Toyota, entre outras. Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do Salão, destacou que esta edição simboliza o reencontro do público com o evento, prometendo experiências imersivas e interativas para os visitantes.
Com informações da Agência Brasil