ECONOMIA

min de leitura

Leilão de concessão da Rota Agro tem deságio de 19,7% no pedágio

(via Agência Brasil)

| Edição de 14 de agosto de 2025 | Atualizado em 14 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Consórcio Rota Agro Brasil sagrou-se vencedor do leilão de concessão das BRs 060 e 364, que conectam Goiás e Mato Grosso, um trecho conhecido como Rota Agro. A vitória foi garantida pelo maior desconto oferecido na tarifa básica de pedágio, com o consórcio propondo um desconto de 19,70% após uma acirrada disputa em viva-voz.

O investimento total na concessão da rota está estimado em R$ 7,26 bilhões, destinados a melhorias e reestruturação do corredor logístico.

Detalhes do Leilão

O leilão contou com a participação de quatro empresas e consórcios, sendo necessária uma etapa de viva-voz para definir o vencedor. Nesta fase, o Consórcio Rota Agro Brasil enfrentou a Way Concessões, após ambos apresentarem propostas iniciais competitivas. O Consórcio Rota do Cerrado, V.F. Gomes Participações e EPR Participações não participaram da etapa final por apresentarem descontos menores. O evento ocorreu na B3, em São Paulo, com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Importância da Rota Agro

A Rota Agro é um dos principais corredores logísticos do Centro-Oeste, essencial para o escoamento da produção agrícola e a distribuição de alimentos. A concessão abrange 490 quilômetros entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT), com previsão de duplicação de 45 quilômetros, construção de faixas adicionais, contornos viários, vias marginais, pontos de parada para caminhoneiros e passarelas para pedestres. Atualmente, as rodovias de Mato Grosso e Goiás apresentam boas condições de conservação, com índices de 80% e 86% respectivamente.



Com informações da Agência Brasil