ECONOMIA

min de leitura

Lula visita estaleiro que constrói embarcações para a Petrobras

(via Agência Brasil)

| Edição de 26 de junho de 2026 | Atualizado em 26 de junho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí, Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira (26). O local é responsável pela construção de dez embarcações de apoio marítimo offshore, que têm como objetivo fornecer suporte logístico, operacional e de segurança para plataformas e navios-sonda em alto-mar.

Das embarcações em construção, seis são do tipo PSV (Platform Supply Vessel), destinadas ao transporte de cargas a granel, alimentos, fluidos, equipamentos e materiais necessários para a operação contínua das plataformas.

As outras quatro embarcações são do tipo OSRV (Oil Spill Recovery Vessel), projetadas para identificar, conter e recolher possíveis derramamentos de petróleo no mar.

Além do estaleiro Detroit Brasil, mais seis embarcações do tipo PSV estão sendo construídas no estaleiro Navship, localizado em Navegantes, município vizinho a Itajaí.

Programa Mar Aberto

A fabricação dessas embarcações faz parte do Programa Mar Aberto, uma iniciativa que visa ampliar e renovar a frota utilizada pela Petrobras. O programa prevê a construção de 42 embarcações no estado de Santa Catarina, com um investimento total de R$ 12 bilhões, e a expectativa de gerar mais de 5 mil empregos diretos na região.

Tecnologia e emprego

Durante seu discurso, o presidente Lula destacou a importância da construção naval no Brasil para o desenvolvimento de um setor estratégico da economia.

“Quando você compra de lá, você não desenvolve a indústria nacional. Quando você compra de lá, você não desenvolve tecnologia aqui. Quando você compra de lá, você não gera emprego aqui. Quando você compra de lá, você não paga imposto aqui.”

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também comentou sobre a previsão de construção de mais embarcações, além das já em fabricação.

“Prometi em janeiro de 2025 ao presidente Lula que em dezembro de 2026 teríamos 48 barcos contratados ou com edital na praça. Promessa é dívida, presidente. Eles estão aí contratados”, afirmou, dirigindo-se ao presidente.

Chambriard mencionou ainda que a Petrobras negociou a fabricação de mais 18 barcaças para o transporte de grandes volumes de combustível e 18 empurradores para movimentação das barcaças.

Investimentos na indústria naval

Reconhecida como a principal demandante de construções navais no Brasil, a Petrobras planeja investir cerca de R$ 32 bilhões na indústria naval brasileira até 2032. Esses investimentos serão realizados por meio do Programa Mar Aberto e com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), criado em 1958 para financiar a expansão e modernização da frota marítima, dos estaleiros e da infraestrutura portuária.

Além das embarcações para a Petrobras, os estaleiros de Santa Catarina também produzem navios de defesa para a Marinha.

O governo informou que o Programa Fragatas Classe Tamandaré deverá investir R$ 13,9 bilhões até 2030, com a maior parte dos recursos, R$ 10,5 bilhões, oriundos do Novo PAC, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

?

Com informações da Agência Brasil