ECONOMIA

min de leitura

Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo

(via Agência Brasil)

| Edição de 12 de março de 2026 | Atualizado em 12 de março de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão importante nesta quinta-feira (12), ao assinar um decreto presidencial que zera as alíquotas do PIS e do Cofins sobre a importação e comercialização do diesel. Além disso, ele também assinou uma medida provisória (MP) que prevê subvenção ao diesel para produtores e importadores.

Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula explicou que essas medidas visam proteger o bolso dos motoristas e caminhoneiros. "[As medidas são] para que a gente garanta que essa guerra não chegue ao bolso do motorista, ao bolso do caminhoneiro e, sobretudo, não chegando ao bolso do caminhoneiro, não vai chegar ao prato de feijão, à salada do alface, da cebola e a comida que o povo mais come", afirmou o presidente.

Essas ações foram anunciadas como temporárias e são uma resposta à alta do petróleo, consequência da guerra no Irã, que tem forçado países a liberarem seus estoques de emergência.

Texto em ampliação

?

Com informações da Agência Brasil