Na zona norte do Rio de Janeiro, a comunidade da Mangueira será contemplada com dois novos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida: o Mangueira IBGE, com 176 unidades, e o Residencial Mangueira, com 96 apartamentos, beneficiando mais de mil pessoas. Este programa do governo federal é voltado para a Faixa 1, destinada a famílias com renda bruta de até R$ 2.850.
O prefeito Eduardo Paes destacou a parceria com o governo federal na execução do Minha Casa, Minha Vida, ressaltando a importância de proporcionar infraestrutura que traga dignidade às pessoas, retirando-as de situações de vulnerabilidade e áreas de risco. "O que estamos fazendo hoje é um conjunto de intervenções para melhorar a vida das pessoas", afirmou.
O Mangueira IBGE será composto por 11 blocos, cada um com quatro pavimentos, enquanto o Residencial Mangueira terá seis pavimentos. Ao todo, serão construídos 272 apartamentos, incluindo unidades adaptáveis para Pessoas com Deficiência (PcD), equipadas com barras de segurança nos banheiros. As unidades terão cerca de 44 m², com sala, dois quartos, cozinha, área de serviço, banheiro e varanda.
O investimento total nos empreendimentos Residencial Mangueira e Mangueira IBGE será de aproximadamente R$ 46 milhões. O projeto também prevê a criação de cerca de 100 empregos, aproveitando a mão de obra dos moradores da comunidade.
O secretário Municipal de Habitação, Diego Zeidan, enfatizou que, com essas unidades residenciais na Mangueira, a prefeitura do Rio atende a uma demanda da população e contribui para a redução do déficit habitacional na cidade. "Moradia digna colabora com o desenvolvimento social e é uma forma de garantir a cidadania plena", destacou.
Com informações da Agência Brasil