Os portos brasileiros alcançaram um marco histórico em julho, registrando o maior volume mensal de cargas já transportadas: 124,7 milhões de toneladas. Desse total, 73% corresponderam à navegação de longa distância, envolvendo exportações e importações, enquanto 20% foram movimentações de cabotagem, ou seja, entre portos nacionais.
Nos primeiros sete meses do ano, o volume de cargas movimentado pelos portos atingiu 780,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 1,76% em relação ao mesmo período de 2024.
Esforços do Governo para Fortalecer a Infraestrutura
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o governo federal está empenhado em ampliar as concessões e fortalecer a infraestrutura portuária do país. "Temos como foco garantir segurança jurídica e atrair novos investimentos. Essa política, liderada pelo presidente Lula, vem aumentando a capacidade dos portos e fortalecendo as exportações do Brasil", afirmou em nota.
"A ampliação da capacidade de nossos portos é fundamental para a economia nacional", reforçou Sílvio Costa Filho.
Aumento na Movimentação de Cargas
Granéis sólidos, tanto minerais quanto vegetais, foram as principais cargas transportadas, totalizando mais de 76,6 milhões de toneladas. Todos os tipos de carga registraram aumento em julho, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Os granéis líquidos, especialmente combustíveis, tiveram um incremento de 6%, enquanto a movimentação de granéis sólidos cresceu quase 4%. A carga em contêineres aumentou 3% e o volume de carga geral foi 0,9% superior ao registrado em julho do ano passado, conforme informou o ministério.
Com informações da Agência Brasil