A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano poderão verificar se estão no quarto lote de restituição de 2025. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
No total, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A Receita Federal informou que a maior parte desse valor será destinada a contribuintes sem prioridade no reembolso, que enviaram suas declarações perto do fim do prazo.
Distribuição das restituições:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix;
- 72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
- 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e o Pix em conjunto ganharam prioridade na restituição este ano. No entanto, a maioria das restituições para esse grupo já foi paga nos três lotes anteriores.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. Basta acessar "Meu Imposto de Renda" e clicar em "Consultar a Restituição". Também é possível verificar a restituição pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será realizado em 29 de agosto, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for depositada na conta informada, por exemplo, em caso de conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.
Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo no Portal e-CAC, acessando "Declarações e Demonstrativos", clicando em "Meu Imposto de Renda" e em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Com informações da Agência Brasil