ESPECIAIS

min de leitura - #

Área externa também pede projeto de iluminação

Da Redação

| Edição de 20 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ênica, colorida, dramática ou divertida. Com a popularização de lâmpadas e equipamentos específicos, a iluminação de jardins e áreas externas há muito deixou de se resumir em luminárias instaladas em áreas comuns. Pelo contrário, um bom projeto de iluminação faz toda a diferença no visual da casa, além de incentivar o uso das áreas externas no período noturno. Para quem gosta de receber, esse é certamente um investimento que vale a pena.

Imagem ilustrativa da imagem Área externa também pede projeto de iluminação

Assim como em outros setores, mão há regras fixas para o planejamento luminotécnico - vale o gosto, bolso e interesse do dono da casa -, mas seguindo algumas dicas é possível valorizar ainda mais a área externa da casa. Uma boa iluminação valoriza detalhes interessantes da casa e ajuda a esconder imperfeições. Desse modo, o primeiro passo para realização do projeto é escolher quais pontos serão iluminados.

Luz, é bom lembrar, traz sensação de conforto e segurança. Além disso, para escolher os materiais que serão utilizados. Elemento central do projeto luminotécnico, a lâmpada precisa ter atenção especial.

Por sua longa vida útil, economia e baixo aquecimento, a tecnologia LED é uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço. Outra vantagem do equipamento é que ele não gera calor, preservando plantas e zerando risco de queimaduras. O uso de fitas de LED é muito comum, por exemplo, em piscinas, fontes, e iluminação rasteira.

Outra opção são as lâmpadas halógenas, bastante usadas porque quen tem grande variação de reprodução de cor. Como desvantagem, os equipamentos são quentes e, portanto, seu uso exige maior cuidado.

A escolha da cor a ser usada Temperaturas de cor mais baixas, por exemplo, transmitem um ar mais sofisticado. Caso o objetivo seja dar destaque, a luz branca é muito indicada. Já a iluminação mais quente, puxada para os tons amarelados, traz uma maior sensação de conforto.

Os projetos também vem valorizando uso de cores mais dramáticas, como azul e verde, que devem ser moderadas. A iluminação vinda do chão também é tendência