Cozinha e sala de jantar e estar em conceito aberto. Moda nos últimos anos, essa ideia nem sempre agrada todo mundo, principalmente por conta dos fatores odores e arrumação. Por conta disso, há soluções intermediárias que fazem muito sentido.

Por exemplo, muita gente gosta da ideia de ter uma cozinha integrada, mas gostaria da possibilidade de fechá-la de vez em quando. Como fazer isso de forma orgânica e harmônica, integrada ao projeto decorativo?
Uma das possibilidades é porta de vidro. O material garante, de modo simples e prático, o isolamento de ambientes integrados quando desejado. Nesse caso, as portas de correr são as mais indicadas e garantem isolamento acústico e de odores, evitando que o cheiro de fritura ou de alimentos mais fortes se espalhe pela casa.
Você pode optar pelo vidro liso e simples, que garante um visual mais clean, ou, se for o caso, vidro colorido ou mesmo jateado se a necessidade for de esconder temporariamente também a visão da cozinha.
Quando a ideia é esconder uma parte da cozinha, seja por conta da bagunça ou para tornar o ambiente mais aconchegante, divisórias removíveis são excelentes escolhas. Elas podem, ou não seguir até o teto, e podem ser feitas de inúmeros materiais, como palha, madeira e tecido e garantem um toque de privacidade a alguns pontos do ambiente sem comprometer a ideia de conceito aberto.
Outra solução que interessante é o uso de porta e janelas sanfonadas. O bom também é que a ideia parece poder ser aplicada facilmente a áreas de qualquer tamanho com grande praticidade e ocupando pouco espaço. Essa é uma das saídas mais práticas para quem não quer complicação, principalmente em relação aos modelos de PVC, que tem baixo custo e grande facilidade de manutenção.
Usar uma estrutura vazada na divisão entre a cozinha e a sala de jantar também é uma solução simples e criativa para esse jogo de mostrar e esconder.
Fixas, as estruturas podem ser feitas de inúmeros materiais e em tramas diversas. Madeira e até cerâmica - com os clássicos cogobós, que estão voltando à popularidade, são usados neste tipo de projeto.
Outra sugestão que vem do passado é optar por uma persiana ou cortina interessante para separar espaços temporariamente.