Com imóveis - sejam apartamentos ou casas térreas - cada vez menores e mais integrados, a área de serviço ou lavandeira deixou de ser um cômodo isolado da casa e, portanto, ganhou maior importância na organização do lar.
Funcionalidade e organização são as palavras de ordem desse espaço, que costuma acomodar lavagem de roupa, além de guardar produtos de limpeza e, não raro, tudo aquilo que não cabe nos outros cômodos da casa.
Por conta disso, armários são indispensáveis. Para economizar no espaço e manter a livre circulação do ambiente, uma boa aposta são as prateleiras altas.
No quesito revestimentos, Aposte em piso cerâmico ou porcelanato, mais resistentes à água e a produtos de limpeza. Material antiderrapante traz mais segurança e evita acidentes. Se optar pelo granito em bancadas ou no tanque, seleciona pedras mais escuras, mais resistentes a produtos químicos comumente usados neste ambiente.
O ideal é que os móveis podem fiquem sobre uma base de 20 cm de altura, o que evita o contato direto com a água. Antes de comprar os armários avalie bem as necessidades para as dimensões do que você precisa. Itens como vassouras, escada e aspirador de pó, por exemplo, não cabem em armários padronizados. Nesse caso, investir em móveis planejados pode ser vantajoso, ainda que o custo seja mais alto.
Vale lembrar que funcionalidade não é sinônimo de ambiente sem graça. Cores são sim muito interessantes neste ambiente. Uma parede colorida muda totalmente o layout do ambiente. Pastilhas também fazem bonito na área de serviço e mesmo se a opção for para o branco total, vasos coloridos com plantas e adesivos são boas opções para quebrar a monocromia com um toque de humor.
Para quem vai construir, o ideal é pensar com antecedência onde serão colocados máquina de lavar, lembrando que é um deixar uma folga para eventuais trocas de equipamentos futuras. Uma grande quantidade de tomadas deve ser distribuída pelo imóvel. O local também deve ser bem ventilado e iluminado.