ESPECIAIS

min de leitura - #

Testes de colisão aprovam novos modelos da Honda

Da Redação

| Edição de 22 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) anunciou nesta semana o resultado dos testes de segurança de três modelos Honda recentemente lançados no mercado brasileiro: os novos Honda Fit, City e HR-V. As notas conquistadas colocam os três veículos entre os automóveis mais seguros da América Latina. O destaque ficou para o Honda HR-V, que conquistou a classificação máxima no teste, com cinco estrelas em relação à proteção dos ocupantes adultos e também para proteção de crianças, no banco traseiro. Fit e City conquistaram também cinco estrelas para proteção de adultos, e quatro para crianças.

Imagem ilustrativa da imagem Testes de colisão aprovam novos modelos da Honda

Os três modelos contam com tecnologia de ponta, a começar pela estrutura da carroceria com o conceito ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvido exclusivamente pela marca. Essa estrutura foi projetada para distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força transferida para a cabine e protegendo os ocupantes. Além disso, a estrutura dispersa de maneira mais uniforme a força transferida para outros veículos envolvidos na colisão. Reforços no subchassi e em vários pontos da carroceria resultaram em maior resistência para preservar a integridade do habitáculo em caso de acidente.

De acordo com o Latin NCAP, no teste de impacto frontal, as cabeças do motorista e do passageiro do banco dianteiro foram bem protegidas pelos airbags frontais. Ambos os cintos de segurança, equipados com pré-tensionadores e limitadores de carga, oferecem a proteção adequada para o tórax dos ocupantes. Na região dos joelhos, a estrutura do veículo não apresenta pontos críticos e a carroceria foi considerada estável, capaz de suportar carga adicional. O modelo também atende os requisitos do teste de impacto lateral.

No banco traseiro, a fixação para assents do tipo ISOFIX para crianças de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade foi capaz de prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto.