A seleção feminina da Argentina garantiu sua vaga nas semifinais da Copa América, que está sendo realizada no Equador. Na última segunda-feira (21), as argentinas venceram o Peru por 1 a 0 no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, assegurando sua classificação antecipada.
Com nove pontos em três jogos, a equipe conhecida como Albiceleste, sob o comando de Germán Portanova, também garantiu a liderança do Grupo A, mesmo ainda tendo uma rodada a disputar.
Na semifinal, a Argentina enfrentará o segundo colocado do Grupo B, que inclui o Brasil. O Peru, por sua vez, se despede da competição sem ter somado pontos, sob a direção da técnica brasileira Emily Lima.
Apesar de ter dominado o jogo com 25 finalizações contra apenas cinco do Peru, a vitória argentina só veio nos minutos finais. Após um cruzamento de Carolina Troncoso pela direita, a atacante Yamila Rodriguez, do Grêmio, cabeceou com precisão para marcar o gol da vitória, superando a goleira Maryory Sánchez, que foi eleita a melhor em campo.
Chile vira sobre o Equador
Na partida seguinte, também no Estádio Banco Guayaquil, o Chile venceu o Equador de virada por 2 a 1. Com essa vitória, as chilenas somaram seis pontos e assumiram a segunda posição do Grupo A, ultrapassando as anfitriãs, que têm quatro pontos, assim como o Uruguai, mas com vantagem no saldo de gols.
O Equador saiu na frente aos 24 minutos, com Nayely Bolaños convertendo um pênalti. No entanto, aos 35 minutos, Sonya Keefe empatou para o Chile com um belo gol de fora da área. Nos acréscimos do primeiro tempo, Nayadet López aproveitou uma sobra na pequena área após escanteio e colocou o Chile em vantagem.
Apesar da pressão equatoriana no segundo tempo, o empate não veio, e o Chile assegurou a vitória.
Próximos confrontos
A última rodada do Grupo A está marcada para quinta-feira (24), com duas partidas simultâneas às 21h. A Argentina enfrentará o Equador no Estádio Banco Guayaquil, enquanto o Uruguai jogará contra o Chile no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, também em Quito.
Com informações da Agência Brasil