ESPORTES

min de leitura

Basquete: Brasil fica fora do Mundial feminino após revés contra China

(via Agência Brasil)

| Edição de 17 de março de 2026 | Atualizado em 17 de março de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A seleção brasileira feminina de basquete, sob o comando da técnica norte-americana Pokey Chatman, não conseguiu a classificação para o Mundial pela terceira vez consecutiva. Na última rodada do torneio, realizada em Wuhan, na China, as brasileiras foram derrotadas pelas anfitriãs, atuais vice-campeãs mundiais, por 83 a 71.

Com essa derrota, o Brasil encerrou sua participação na quinta posição do Grupo A, acumulando três derrotas e duas vitórias, o mesmo desempenho da República Tcheca, que também foi derrotada pela Bélgica. No entanto, as tchecas garantiram a quarta vaga devido ao critério de desempate: o saldo de cestas convertidas. A China ficou com a segunda posição do grupo, liderado pela Bélgica, atual campeã europeia. Mali assegurou a terceira vaga, enquanto o Sudão do Sul, que terminou em sexto, também ficou fora do Mundial.

Desempenho no Jogo Decisivo

Na partida decisiva contra a China, a seleção brasileira entrou em quadra sob pressão, dependendo apenas de uma vitória para garantir a vaga no Mundial. O jogo foi equilibrado nos dois primeiros quartos, mas as chinesas abriram uma vantagem significativa no terceiro quarto, que terminou em 69 a 54. As brasileiras ainda tentaram reagir no último quarto, reduzindo a diferença para 70 a 62, com uma atuação destacada de Damiris Dantas, que marcou cinco pontos a 6min50s do fim do jogo. Contudo, a China conseguiu administrar a vantagem e selou a vitória.

Destaques Individuais

Apesar da eliminação, Damiris Dantas foi eleita a melhor jogadora da partida, anotando 26 pontos. Pelo lado chinês, Han Xu foi o destaque, contribuindo com 22 pontos e oito rebotes.

Histórico e Futuro da Seleção

O Brasil não participa do Mundial feminino de basquete desde 2014. A seleção conquistou o bronze em 1971 e foi campeã em 1994, vencendo a China na final, com um time que contava com estrelas como Hortência, Magic Paula e Janeth. Agora, a equipe brasileira terá novas oportunidades de buscar a classificação para a Olimpíada de Los Angeles 2028, através de um torneio internacional em agosto, organizado pela FIBA, além da AmeriCupW de 2027 e do Pré-Olímpico, ainda sem data e local definidos.

?

Com informações da Agência Brasil