ESPORTES

min de leitura

Bia Haddad e João Fonseca estreiam bem e vão a 2ª rodada de Wimbledon

(via Agência Brasil)

| Edição de 30 de junho de 2025 | Atualizado em 01 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A segunda-feira (30) trouxe uma dose dupla de alegria para os tenistas brasileiros Beatriz Haddad Maia e João Fonseca. Ambos começaram o dia com posições melhoradas no ranking mundial – Bia alcançou o 20º lugar e João o 54º. Além disso, estrearam com vitória na chave principal do Torneio de Wimbledon, em Londres, avançando para a segunda rodada. A paulista de 29 anos venceu a eslovaca Rebecca Sramkova (34ª) na primeira rodada, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/4. Já o carioca de 18 anos superou o anfitrião Jacob Fearnley (51º) por 3 sets a 0 – parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7-5) – em sua primeira partida como tenista profissional no Grand Slam londrino, disputado em piso de grama. Este triunfo na Quadra 1 do All England Club foi o terceiro do brasileiro sobre o britânico apenas neste ano.

Ambos retornam à quadra na próxima quarta-feira (2 de julho), em horários ainda a serem definidos pelos organizadores. Na segunda rodada, Bia enfrentará a húngara Dalma Galfi (110ª posição no ranking), enquanto João terá pela frente o norte-americano Jenson Brooksby (51º).

João, prestes a completar 19 anos, tornou-se o segundo tenista mais jovem sul-americano a vencer na chave de simples de Wimbledon – o primeiro foi o argentino Juan Martin Del Potro em 2007.

Preparação e Estratégia

Antes mesmo de conhecer seu adversário na segunda rodada, João Fonseca compartilhou em coletiva de imprensa como se prepara para as competições.

"Gosto de me concentrar em mim mesmo, nas coisas que posso controlar, no que é certo. Obviamente, meus treinadores me ajudam muito quando se trata de estudar meus adversários, assistir às suas partidas recentes na grama e algumas estatísticas, ou até mesmo a partida que eles jogaram um contra o outro. No dia anterior, geralmente nos sentamos para planejar uma estratégia, então é hora de treinar primeiro. Eles definitivamente me ajudarão a me concentrar nas coisas em que preciso me concentrar. Talvez eu assista a essa partida também [a da estreia de Brooksby contra o holandês Tallon Griekspoor, também nesta segunda], embora eu geralmente me concentre apenas na minha", detalhou o jovem, que despontou como fenômeno do tênis mundial no início deste ano.

Duplas com Brasileiros Estreiam Quarta

Campeãs no piso de grama do WTA 250 de Nottinghan (Inglaterra) no último domingo (22), Bia Haddad e a alemã Laura Siegemund chegarão embaladas na estreia contra as norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally.

Recém-campeãs no saibro do WTA de Estrasburgo (França), a parceria da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos disputará a primeira rodada contra a dupla da romena Jaqueline Cristian com a belga Magali Kempen. Antes, neste sábado (28), Stefani e Babos disputam as semifinais do WTA 500 de Bad Homburg (Alemanha) contra a parceria da ucraniana Lyudmyla Kichenok com a australiana Ellen Perez. O início da partida está previsto para às 6h30 (horário de Brasília).

Na disputa masculina, são três duplas, sendo uma 100% verde e amarela, formada por Marcelo Melo e Rafael Matos. Eles enfrentarão na estreia a parceria do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig.

Já a primeira rodada da dupla do carioca Fernando Rombolli com o australiano John-Patrick Smith será contra os norte-americanos Mackenzie McDonald e Alex Michelsen.

Quem também enfrentará norte-americanos na estreia será a parceria do gaúcho Marcelo Demoliner com o argentino Guido Andreozzi. Eles enfrentarão Christian Harrison e Evan King.



Com informações da Agência Brasil