A seleção brasileira deu um salto no ranking da Fifa, subindo duas posições e alcançando a quinta colocação na atualização divulgada nesta quarta-feira (19). Com isso, o Brasil será um dos cabeças de chave na Copa do Mundo de 2026. Além da seleção brasileira, outras oito seleções também serão cabeças de chave, de acordo com suas posições no ranking: Espanha (1), Argentina (2), França (3), Inglaterra (4), Portugal (6), Holanda (7), Bélgica (8) e Alemanha (9). Os países-sede da competição, Canadá, México e EUA, também estão garantidos como cabeças de chave.
A primeira fase do Mundial de 2026 terá um formato inédito, com 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro equipes cada. Até a edição de 2022 no Catar, o torneio contava com 32 países, distribuídos em oito grupos de quatro.
O sorteio das chaves para a Copa de 2026 está marcado para o dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C., nos Estados Unidos. Serão formados quatro potes com 12 seleções cada. No pote 1 estarão os nove primeiros colocados no ranking da Fifa e os três países-sede do Mundial. Os demais potes serão organizados conforme a colocação no ranking, sendo que o pote 4 poderá incluir seleções classificadas através das repescagens mundial e europeia.
A abertura do Mundial está prevista para o dia 11 de junho de 2026, no estádio Azteca, na Cidade do México, enquanto a final será realizada em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, EUA.
Sorteio dos grupos do Mundial
Pote 1 - México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
Pote 2 - Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
Pote 3 - Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Catar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul e Panamá;
Pote 4 - Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti, Curaçao, Repescagem Uefa 1, Repescagem Uefa 2, Repescagem Uefa 3, Repescagem Uefa 4, Repescagem Mundial 1 e Repescagem Mundial 2.
Com informações da Agência Brasil