ESPORTES

min de leitura

Brasileirão: Neymar marca, Santos vence e deixa zona de rebaixamento

(via Agência Brasil)

| Edição de 29 de novembro de 2025 | Atualizado em 29 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Santos deu um importante passo para se afastar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na noite de sexta-feira (28), o Peixe superou o Sport com uma vitória por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela 36ª rodada, subindo duas posições na tabela.

Com este resultado, o Alvinegro Praiano saiu da zona de rebaixamento, alcançando os mesmos 41 pontos que o Internacional, mas ficando à frente no saldo de gols, ocupando a 15ª posição.

Com a ultrapassagem sobre o Colorado, o time paulista garantiu que terminará a rodada fora do Z4, grupo dos quatro últimos colocados. O Sport, por sua vez, acumulou sua nona derrota consecutiva e permanece na lanterna, com 17 pontos, sem chances de se manter na primeira divisão.

Neymar, que teve sua participação na partida questionada devido a uma lesão no joelho esquerdo, não só foi relacionado como começou o jogo como titular. Foi dele o primeiro gol do Santos.

Em um contra-ataque pela direita, o atacante Guilherme fez um passe para Neymar, que entrou na área e finalizou no canto esquerdo do goleiro Gabriel, aos 25 minutos.

Dez minutos depois, após cobrança de escanteio pela direita, William Arão cabeceou e acertou a trave direita do Sport. Na sobra, o zagueiro Rafael Thyere tentou afastar, mas acabou chutando em Lucas Kal, do próprio time, desviando a bola para as redes, ampliando a vantagem do Santos.

No segundo tempo, aos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio pela esquerda e João Schmidt, de cabeça, desviou para o canto esquerdo de Gabriel.

O quarto gol poderia ter saído quatro minutos depois, quando Matheus Alexandre derrubou Álvaro Barreal na área. O árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou pênalti, mas voltou atrás após rever o lance no vídeo e constatar impedimento de Zé Rafael.

Goleada sob chuva

Mais cedo, o Vasco quebrou uma sequência de cinco derrotas com uma goleada de 5 a 1 sobre o Internacional, em São Januário. A vitória deixou o time carioca mais próximo de garantir sua permanência na Série A, enquanto os gaúchos seguem ameaçados de rebaixamento.

A partida foi interrompida por mais de uma hora devido às condições do gramado, afetado por uma forte chuva no Rio de Janeiro. Apesar do desejo das equipes de adiar o jogo, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima decidiu pela continuidade da partida.

O Vasco ainda sonha com uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão. Caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem a Copa do Brasil, uma vaga extra será aberta para a principal competição do continente, destinada ao oitavo colocado da Série A, atualmente o São Paulo. Com 45 pontos, o Vasco é o 10º, a três pontos do Tricolor. Já o Internacional pode terminar a 36ª rodada no Z4 se o Vitória vencer o Mirassol no sábado (29), às 16h, no Barradão, em Salvador.

Com apenas oito minutos de jogo, o Vasco já vencia por 2 a 0. Aos três minutos, Andrés Gómez desarmou o zagueiro Braian Aguirre, entrou na área e abriu o placar. Cinco minutos depois, Rayan concluiu para o gol após assistência de Paulo Henrique pela direita. Aos 46, Ricardo Mathias descontou para o Internacional após cruzamento de Alan Rodríguez.

Após a longa pausa pela chuva, o Vasco voltou do intervalo determinado a ampliar o placar. Com um minuto do segundo tempo, Gómez chutou cruzado e Rayan aproveitou para marcar. Aos 11 minutos, após cobrança de escanteio, Cauan Barros precisou finalizar duas vezes para superar o goleiro Sérgio Rochet e marcar o quarto gol. O quinto veio aos 19 minutos, com Nuno Moreira recebendo de Paulo Henrique e finalizando no canto de Rochet.

Juventude rebaixado para a Série B

Em outro confronto da noite, o Juventude empatou por 1 a 1 com o Bahia no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Com 34 pontos, o time gaúcho teve seu rebaixamento para a Série B confirmado com duas rodadas de antecedência, já que dependia de um tropeço do Santos contra o Sport.

O Bahia, que chegou a 57 pontos com o empate, ficou mais distante da vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. O time saiu na frente aos 20 minutos do primeiro tempo, com um chute de fora da área de Ademir.

Sete minutos depois, Gabriel Taliari aproveitou cruzamento de Marcelo Hermes pela esquerda e empatou. O Juventude chegou a balançar as redes novamente aos 20 minutos do segundo tempo, com Marcos Paulo, de bicicleta, mas o gol foi anulado por impedimento.



Com informações da Agência Brasil