Iniciou nesta sexta-feira (19) a etapa de Saquarema (RJ) da Liga Mundial de Surfe (WSL). Cinco surfistas brasileiros avançaram para as oitavas de final na categoria masculina, enquanto seis se despediram da competição.
A competição na Praia de Itaúna continua neste sábado (20), a partir das 6h45. Antes das oitavas masculinas, ocorrerão as baterias finais das duas primeiras fases da chave feminina, com as estreias de Luana Silva, norte-americana naturalizada brasileira, e Tatiana Weston-Webb, gaúcha medalhista de prata na Olimpíada de Paris, em 2024. Tatiana retorna às competições após o nascimento de sua filha Bia, em fevereiro.
Ambas enfrentarão surfistas australianas. Tatiana competirá contra a bicampeã mundial Tyler Wright na primeira fase, enquanto Luana enfrentará Isabella Nichols na segunda fase.
Brilho do Quinteto
O primeiro brasileiro a garantir vaga nas oitavas foi Samuel Pupo, com um somatório de 11.07, superando o mexicano Alan Cleland (8.50). Na próxima fase, o paulista enfrentará o australiano Jack Robinson, medalhista de prata em Paris.
João Chianca, conhecido como Chumbinho e natural de Saquarema, aproveitou o fator casa e venceu o norte-americano Griffin Colapinto, vice-campeão atual da WSL, com 14.84 contra 7.17. Nas oitavas, ele enfrentará o australiano George Pittar.
Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019 e olímpico em 2021, em Tóquio, venceu o marroquino Ramzi Boukhiam por 14.33 a 10.97. Ítalo, líder da temporada, busca vaga nas quartas de final contra o francês Kauli Vaast.
Yago Dora, atual campeão, também avançou para as oitavas ao vencer, de virada, o havaiano Eli Hanneman por 13.83 a 12.90. Na próxima fase, enfrentará o francês Marco Mignot.
Miguel Pupo, irmão de Samuel, foi o último brasileiro a avançar, vencendo o catarinense Mateus Herdy por 12.97 a 10.94. Nas oitavas, enfrentará o australiano Callum Robson, que eliminou o paulista e bicampeão mundial Filipe Toledo (14.93 a 13.00).
Despedidas Precoces
Além de Herdy, Filipinho e Lucas Chumbo, outros três brasileiros deixaram a competição em Saquarema. Wesley Dantas perdeu para o italiano Leonardo Fioranvanti (12.27 a 11.60), que atualmente ocupa a segunda posição na temporada da WSL.
Gabriel Medina, tricampeão mundial, foi surpreendido pelo sul-africano Matthew Gillivray (13.53 a 13.13). Alejo Muniz, argentino naturalizado brasileiro, foi derrotado pelo australiano Ethan Ewing (12.66 a 10.30). Com aposentadoria anunciada para o final da temporada, Muniz competiu pela última vez no Brasil ao lado da família.
?
Com informações da Agência Brasil