O Bahia, maior campeão do Campeonato Baiano, começou sua jornada em busca do 52º título estadual com o pé direito. Sob a liderança do promissor atacante Ruan Pablo, de apenas 17 anos, o time venceu o Jequié por 4 a 2 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida, que marcou a primeira rodada do campeonato, foi transmitida ao vivo pela TV Brasil em parceria com a TVE Bahia.
Assim como o Vitória, que empatou sem gols com o Atlético-BA no último sábado no Barradão, o Bahia está utilizando o Estadual para dar oportunidade a jogadores que retornaram de empréstimo ou que não são frequentemente utilizados pelo técnico Rogério Ceni. Isso ocorre porque os principais jogadores do elenco profissional começaram a pré-temporada há menos de uma semana. Um exemplo é o goleiro João Paulo, que chegou do Santos em agosto e ainda não havia estreado.
Além disso, jovens talentos das categorias de base estão ganhando espaço. O trio ofensivo que enfrentou o Jequié tem uma média de idade de 17 anos, composto por Kauê Furquim (ex-Corinthians), Ruan Pablo e Dell, conhecido como "Haaland do Sertão" devido ao seu faro de gol e semelhança física com o atacante norueguês Erling Haaland, do Manchester City. Ruan Pablo e Dell representaram a seleção brasileira sub-17 no Mundial da categoria no ano passado.
O Jogo
Logo aos seis minutos, o Bahia abriu o placar. Dell fez uma jogada individual, mas a bola foi bloqueada pela defesa e sobrou para Jota, que estava de volta ao clube após empréstimo ao Criciúma. O volante, formado na base tricolor, chutou da entrada da área, acertando o canto direito do goleiro André Lucas.
O Jequié não se intimidou e empatou aos 23 minutos. Erick Daltro lançou a bola do campo defensivo, e João Grilo, em velocidade, acertou a trave. No rebote, Tiago Recife, sem goleiro, completou para o gol.
Show de Ruan Pablo
Aos 35 minutos, Dell foi desarmado, mas a bola sobrou para Zé Guilherme, que encontrou Pedrinho na entrada da área. O meia chutou, André Lucas deu rebote e Ruan Pablo aproveitou para marcar o segundo do Bahia. Pouco depois, Jota cruzou rasteiro para Dell, que chutou de primeira. O goleiro defendeu, mas Ruan Pablo estava lá novamente para ampliar o placar.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o ritmo caiu, mas o Jequié ainda conseguiu diminuir a diferença. Aos 18 minutos, Nael recebeu pela esquerda, driblou Ruan Pablo e chutou cruzado, marcando um belo gol no ângulo de João Paulo.
Apesar do bom momento do Jequié, o Bahia retomou o controle e, nos acréscimos, fez o quarto gol com Fredi, de cabeça, após escanteio cobrado por Rodrigo Nestor.
Outros Resultados
O Corinthians, atual campeão paulista e da Copa do Brasil, também estreou com vitória em 2026, vencendo a Ponte Preta por 3 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo. Mesmo com um time misto, o Timão não teve dificuldades para superar a Macaca, que enfrenta problemas financeiros e de registro de jogadores.
No Campeonato Catarinense, a Chapecoense ainda não conseguiu vencer após duas rodadas. O time perdeu para o Camboriú por 2 a 0 no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Camboriú, por sua vez, soma quatro pontos após empatar na estreia contra o Santa Catarina.
Com informações da Agência Brasil