ESPORTES

min de leitura - #

Decisão da Copa coloca frente a frente Mbappé e Messi neste domingo no Catar

Fernando Klein

| Edição de 17 de dezembro de 2022 | Atualizado em 17 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

França e Argentina decidem neste domingo (18), a partir das 12 horas (horário de Brasília), o título da Copa do Mundo do Catar, no Estádio Lusail, em Doha. O vencedor do duelo definirá um novo tricampeão. A França venceu a competição em 1998 e 2018, enquanto a Argentina ergueu a taça em 1978 e 1986. 

A decisão coloca frente a frente os dois artilheiros do mundial até o momento. Messi e Mbappé, que são companheiros no PSG, chegam para a partida com cinco gols cada. 

O camisa 10 argentino sabe que será sua última chance. Aos 35 anos, e tendo a experiência da derrota na final de 2014, Messi comanda sua seleção no Catar como nunca: cinco gols, quatro assistências e uma liderança que vai além da faixa de capitão e da questão técnica.

Vibrante a cada partida e orquestrando a torcida, que lota os estádios no Catar de branco e azul, Messi vive intensamente a chance de entrar para a história das Copas como campeão. Aos 35 anos, o astro do futebol mundial busca neste domingo também tirar seu país de uma fila de 36 anos pelo tricampeonato.

Já Mbappé, de 23 anos, quer o seu segundo título na segunda Copa do Mundo da carreira. Em 2018, aos 19, o atacante foi peça fundamental do título francês. Agora, no Catar, o atacante do PSG é a grande estrela da equipe e quer colocar seu nome ainda mais na história.

Caso vença neste domingo, Mbappé mantém o “100%” de aproveitamento em Copas e repete o feito do Brasil de Pelé e Garrincha, que entre 1958 e 1962 foi a última seleção bicampeã seguida.

O técnico Didier Dechamps enfrenta problemas com um surto de gripe entre seus jogadores. O vírus que tirou Upamecano e Rabiot da semifinal da Copa do Mundo fez mais vítimas. Os zagueiros Varane e Konaté desfalcaram o treino da equipe na sexta-feira (16), a dois dias da final. Coman, pelo segundo dia seguido, se ausentou  pelo mesmo motivo. Tchouaméni, com problema no quadril, e Theo Hernández, com dores no joelho, completam a lista de baixas do treinamento. 

Mesmo assim, a França deve levar a campo o que tem de melhor: Lloris, Koundé, Varane, Konate, Theo Hernandéz, Tchouaméni, Rabiot (Fofana), Dembélé, Griezmann, Mbappé e Giroud.

Na Argentina, a escalação é um mistério. No entanto, o motivo são as variações que Lionel Scaloni vem adotando a cada jogo. Um possível time tem Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Acuña (Tagliafico); De Paul, Paredes (Lisandro Martínez), Enzo Fernández e Mac Allister; Messi e Julian Álvarez.

 As duas equipes jogarão com seus uniformes tradicionais. A partida será apitada pelo  árbitro polonês Szymon Marciniak, que erá auxiliado pelos também poloneses Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewiczl.