A Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí - marcou a primeira reunião do ano para o próximo dia 30, em Rio Branco do Ivaí. O encontro ocorre na cidade do prefeito Pedro Taborda Desplanches (MDB), atual vice-presidente que assumirá o comando da entidade. É de praxe essa alternância entre presidente e vice nas chapas da Amuvi. O atual gestor, Primis de Oliveira (PSD), de Godoy Moreira, apostou em uma atuação técnica, priorizando reuniões de trabalho e trazendo vários secretários de Estado para os encontros com os prefeitos, facilitando a discussão de pautas regionais e elaboração de projetos conjuntos. Veterano na política, Taborda está em seu 4º mandato no Executivo municipal, reforçando a experiência para conduzir a Amuvi neste novo período.
POLÍTICA
min de leitura -
Alternância na presidência da Amuvi
Da Redação
| Edição de
Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.
Reajuste dos servidores
Iniciado o ano, começa também a negociação salarial dos servidores municipais de Apucarana. O Sindspa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana) já protocolou, na primeira semana de janeiro, um ofício junto à Prefeitura solicitando reunião com o prefeito Rodolfo Mota (União) para tratar do assunto. A data-base do funcionalismo é em 1º de fevereiro, portanto, há tempo hábil para discussões. No ano passado, os salários foram reajustados em 5,5% — índice 0,73% acima da inflação acumulada do período. O aumento saiu em fevereiro, quando a administração também adotou a remuneração mínima de R$ 2,1 mil para a categoria.
De olho no retroativo
Ainda sobre o funcionalismo, a Lei Complementar 226, sancionada ontem pelo presidente Lula, também está na mira do sindicato. A medida autoriza o pagamento retroativo de direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. O texto trata especificamente de benefícios como anuênios e licença-prêmio, entre outros, que deixaram de ser pagos dentro do pacote de restrições adotadas entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. O Sindspa, que chegou a ingressar com ação judicial cobrando esses valores, defende a quitação imediata do retroativo.
Moisés e a Carta Magna
O vereador Moisés Tavares (PP) iniciou o ano recebendo visitas especiais em seu gabinete enquanto realiza a entrega de exemplares da Constituição Federal. Segundo o vereador apucaranense, a iniciativa surgiu de pedidos recebidos de acadêmicos de Direito. Em uma de suas agendas em Brasília, Tavares obteve doações da Carta Magna via gabinete do senador Flávio Arns (Podemos). A procura tem sido tão grande que ele solicitará um novo lote. “Está sendo bastante gratificante essa troca. Inclusive, essa edição já está atualizada com a Emenda 136, que trata das dívidas dos municípios e inclui o artigo que o prefeito Rodolfo Mota ajudou a redigir”, comenta.
Lula empata com Tarcísio
Nova pesquisa de intenção de votos divulgada ontem — elaborada pela plataforma de jornalismo Meio e pelo Instituto Ideia — aponta que o presidente Lula (PT) segue na liderança da disputa presidencial. Ele aparece à frente de todos os adversários, tanto no primeiro quanto no segundo turno. A exceção é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que empata tecnicamente com Lula no segundo turno, considerada a margem de erro de 2,2%. Lula tem 44,4% contra 42,1% de Tarcísio. Contra os demais candidatos, o presidente venceria. Caso o segundo turno fosse disputado com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, Lula teria 46% e Ratinho, 37%.