A equipe brasileira de paraescalada encerrou sua participação na etapa de Laval, na França, da Copa do Mundo, com duas conquistas significativas no pódio. No último domingo (26), o paranaense Eduardo Schaus brilhou ao conquistar a medalha de bronze na classe AU2, destinada a atletas amputados ou com função reduzida de membro superior.
Durante a final, que reuniu os quatro melhores competidores das eliminatórias realizadas no sábado (25), Eduardo, que nasceu sem a mão direita, conseguiu escalar 40 agarras da parede. O desempenho do brasileiro o colocou atrás do norueguês Isak Ripman, que alcançou 45 agarras, e do alemão Kevin Bartke, que atingiu o topo. Esta foi a primeira medalha de Eduardo em etapas da Copa do Mundo, após ter sido vice-campeão mundial este ano.
No sábado, o Brasil também comemorou a vitória de Marina Dias na final da classe RP3, categoria para atletas com limitações de alcance, força e potência. Este foi o primeiro ouro da paulista na Copa do Mundo deste ano, após ter alcançado terceiros lugares em Salt Lake City, nos Estados Unidos, e Innsbruck, na Áustria.
A paraescalada está programada para estrear como modalidade paralímpica nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos. No entanto, nem todas as classes estarão representadas. Conforme anunciado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) em junho, a classe de Marina não estará presente em 2028, ao contrário da de Eduardo. Ao todo, serão oito categorias, divididas igualmente entre gêneros, abrangendo atletas com deficiências visuais, de membros superiores e inferiores, além de alcance e potência.
Com informações da Agência Brasil