Em um clássico carioca que contou com a transmissão da Rádio Nacional, o Fluminense superou o Botafogo por 2 a 0 neste domingo (28), no Maracanã, em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Cano e Lima, encerrando uma sequência de nove jogos sem vencer o rival, dos quais oito foram derrotas consecutivas. Com este resultado, o Fluminense alcançou 34 pontos, posicionando-se na parte superior da tabela, enquanto o Botafogo permanece na quinta posição, com 40 pontos.
Com um público de 18 mil torcedores, o Fluminense estreou o técnico argentino Luis Zubeldía, que assumiu o comando após a saída de Renato Gaúcho, que pediu demissão após a eliminação na Copa Sul-Americana para o Lanús, da Argentina, na última terça-feira (23). O Botafogo teve mais chances de abrir o placar na primeira etapa, incluindo uma bola no travessão em chute de longa distância de Newton e uma finalização de Vitinho, cara a cara com o goleiro Fábio, que foi defendida pelo arqueiro tricolor.
No entanto, foi o Fluminense que inaugurou o marcador. Aos 33 minutos, após uma jogada bem trabalhada pelo ataque, David Ricardo e Vitinho se atrapalharam ao tentar afastar o perigo da área alvinegra, e, na sobra, Germán Cano cabeceou para o fundo das redes. O Botafogo ainda teve outra chance de empatar, mas o chute de Savarino, já dentro da área, foi desviado por Freytes quando tinha direção do gol.
Na segunda etapa, o ritmo das equipes diminuiu. A melhor oportunidade do Botafogo veio em uma jogada pela esquerda com Cuiabano, que chutou cruzado, mas a bola saiu à esquerda do goleiro Fábio.
Já nos minutos finais, aos 43, após um corte na defesa, o Fluminense avançou e Lima, dentro da área, ajeitou para a perna esquerda e finalizou sem chances para Léo Linck, garantindo a vitória tricolor.
O Fluminense, que não vencia o Botafogo desde 2022, enfrentará o Sport na próxima quarta-feira (1º), em Recife. No mesmo dia, o Botafogo recebe o Bahia no Nilton Santos, em um confronto direto pela vaga na Libertadores do próximo ano.
Bahia vence o Palmeiras: 1 a 0
A disputa entre Botafogo e Bahia na parte superior da tabela ficou ainda mais acirrada após o Tricolor baiano vencer o Palmeiras por 1 a 0, na tarde deste domingo (28), na Fonte Nova, em Salvador.
O gol da vitória foi anotado por Ademir, aos 33 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu um lançamento do goleiro Ronaldo, avançou pela direita, driblou a marcação de Jefté e finalizou por cima do goleiro Weverton, marcando um belo gol.
Com este resultado, o Bahia igualou os 40 pontos do Botafogo na tabela, mas fica atrás devido ao saldo de gols inferior. No entanto, o Tricolor tem uma partida a menos que a equipe carioca.
O Palmeiras, por sua vez, repetiu o desempenho do Cruzeiro e não conseguiu pressionar o líder Flamengo. O Verdão permanece com 49 pontos, atrás da Raposa, que tem 50, e do Rubro-Negro, que começou a rodada com 51.
Na manhã deste domingo, o Grêmio recebeu o Vitória em Porto Alegre e encerrou um jejum de dois meses sem vencer em casa. André Henrique abriu o placar para o time gaúcho no final do primeiro tempo.
No início do segundo tempo, Aitor empatou para o Vitória, mas Amuzu e Aravena garantiram a vitória do time gaúcho. O Grêmio soma 32 pontos, posicionando-se no meio da tabela, enquanto o Vitória permanece na zona de rebaixamento, com 22 pontos, na décima oitava posição.
?
Com informações da Agência Brasil