O tenista brasileiro João Fonseca fez uma estreia vitoriosa no Masters 1000 de Monte Carlo, marcando sua primeira participação no torneio que inaugura a temporada europeia no saibro. Com essa vitória, ele quebrou um jejum de 14 anos sem triunfos de brasileiros no evento – a última vitória havia sido de Thomaz Bellucci contra o espanhol David Ferrer. Nesta segunda-feira (6), o jovem carioca de 19 anos, atualmente na 40ª posição do ranking, avançou para a segunda rodada ao vencer o canadense Gabriel Diallo, 36º no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h25min de jogo.
Próximo Desafio
O próximo adversário de Fonseca será o francês Arthur Rinderknech, de 30 anos e 1,96m de altura, que contará com o apoio da torcida local. Rinderknech também começou bem no torneio, eliminando o cabeça de chave 12, o russo Karen Khachanov, 14º no ranking, por 2 sets a 0 (7/5 e 6/2). O confronto entre Fonseca e Rinderknech está marcado para quarta-feira (8), ainda sem horário definido.
A first win here in Monte-Carlo ?????? Fonseca defeats Diallo to make the second round! #RolexMonteCarloMasters pic.twitter.com/tMMzYMw2TH — Rolex Monte-Carlo Masters (@ROLEXMCMASTERS) April 6, 2026
Reação e Expectativas
"Foi um ótimo jogo. Estou feliz com a forma como enfrentei a primeira rodada. Estava um pouco nervoso no início, mas consegui impor um ritmo muito bom, jogando em um grande nível de tênis. No segundo set, perdi um pouco o foco, mas logo me recuperei. Estou muito feliz com essa primeira rodada e espero continuar assim no restante do torneio", declarou Fonseca ainda em quadra.
Superando Desafios
Após um início de ano complicado devido a dores lombares, Fonseca alcançou hoje sua sexta vitória, superando o número de derrotas (5) nesta temporada.
Próximos Passos na Temporada
Além de Monte Carlo, a temporada europeia no saibro inclui os Masters 1000 de Madri e Roma. Esses torneios servem como preparação para Roland Garros, na França, o segundo Grand Slam do ano, que distribui 1500 pontos no ranking, a maior pontuação do circuito.
Premiação e História
O vencedor do Masters de Monte Carlo receberá uma premiação de 6,3 milhões de euros, o que equivale a R$ 37,4 milhões. O ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten já foi campeão no saibro de Monte Carlo duas vezes, em 1999 e 2001.
?
Com informações da Agência Brasil