ESPORTES

min de leitura

Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025

(via Agência Brasil)

| Edição de 07 de dezembro de 2025 | Atualizado em 07 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Fortaleza sofreu uma virada e perdeu para o Botafogo por 4 a 2, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o que resultou em seu rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. A equipe vinha de uma sequência impressionante de nove jogos sem perder, incluindo quatro vitórias consecutivas. No entanto, a derrota deste domingo (7) deixou o time na 18ª posição, com 43 pontos.

O jogo começou com Breno Lopes marcando um belo gol aos 16 minutos, abrindo o placar para o Fortaleza. Nos acréscimos do primeiro tempo, Montoro empatou com um chute preciso no ângulo. Já no início do segundo tempo, aos 2 minutos, Vitinho cruzou para Arthur Cabral, que virou o jogo para o Botafogo. Um lance polêmico ocorreu aos 6 minutos, quando a bola bateu no braço de Barrera dentro da área do Botafogo. No contra-ataque, Barrera marcou, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, que assinalou pênalti para o Fortaleza. Bareiro cobrou e empatou a partida aos 10 minutos. Aos 38 minutos, Santi cobrou escanteio e Marçal cabeceou para marcar o terceiro gol do Botafogo. Nos acréscimos, Mateo Ponte fechou o placar em um contra-ataque, fazendo 4 a 2. O Botafogo terminou o campeonato na 6ª posição, com 63 pontos, e aguarda o desfecho da Copa do Brasil para definir sua participação na Libertadores de 2026.

O Ceará também foi rebaixado após perder por 3 a 1 para o Palmeiras no Castelão. O time cearense saiu na frente com um gol de Pedro Raul aos 11 minutos, mas o Palmeiras empatou logo em seguida com Facundo Torres. No segundo tempo, Ramón Sosa e Flaco López marcaram para o Palmeiras, selando a vitória. Com este resultado, o Ceará terminou na 17ª posição, também com 43 pontos. O Palmeiras, vice-campeão brasileiro, encerrou o campeonato com 76 pontos.

Além de Fortaleza e Ceará, Sport e Juventude já estavam rebaixados e disputarão a Série B em 2026.

Vitória escapa do rebaixamento ao vencer o São Paulo

O Vitória garantiu sua permanência na Série A ao vencer o São Paulo por 1 a 0 no Barradão, em Salvador. O gol decisivo foi marcado por Baralhas aos 22 minutos do segundo tempo, após uma boa jogada coletiva. Com a vitória, o Vitória alcançou 46 pontos, subindo para a 15ª posição. O São Paulo, por sua vez, terminou em 8º lugar, com 51 pontos, e aguarda o resultado da Copa do Brasil para saber se disputará a Pré-Libertadores ou a Copa Sul-Americana em 2026.

Internacional garante permanência na elite do Brasileirão

O Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio, assegurando sua vaga na Série A do Brasileirão em 2026. O Colorado terminou o campeonato na 16ª posição, com 44 pontos. Os gols do Inter foram marcados por Mercado, Alan Patrick e Carbonero, enquanto Jhon Jhon descontou para o Bragantino, que ficou em 9º lugar, com 49 pontos.

Outros resultados da rodada

  • Fluminense 2 x 0 Bahia
  • Corinthians 1 x 1 Juventude
  • Atlético-MG 5 x 0 Vasco
  • Sport 0 x 4 Grêmio
  • Santos 3 x 0 Cruzeiro



Com informações da Agência Brasil