A Inglaterra saiu vitoriosa contra a Croácia, com um placar de 4 a 2, no primeiro clássico europeu da Copa do Mundo, realizado no AT&T Stadium, em Dallas, nos Estados Unidos. Os Três Leões, como é conhecida a seleção britânica, mostraram garra em campo na busca pelo segundo título mundial, após um jejum de 60 anos. No jogo de abertura do Grupo L do Mundial, o atacante Harry Kane marcou duas vezes para os britânicos, igualando-se a Gary Lineker como o maior artilheiro do país, com 10 gols. Bellingham e Rashford também contribuíram para o placar dos Três Leões, enquanto Baturina e Musa marcaram para os croatas, conhecidos como os Xadrezistas devido ao uniforme.
Three points for the Three Lions ??#FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) June 17, 2026
Primeiro Tempo Intenso
A Croácia começou pressionando a saída de bola dos ingleses, mas a estratégia durou pouco. Os Três Leões apostaram em contra-ataques rápidos pela direita. Aos 8 minutos, após cobrança de escanteio, Modric tentou cortar a bola, mas acabou atingindo Madueke. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti para os ingleses. Kane cobrou duas vezes: na primeira, o goleiro Livakovic defendeu, mas o VAR apontou que o goleiro croata não manteve um dos pés na linha. Na repetição, Kane abriu o placar com um chute forte.
O gol deu ainda mais ânimo aos ingleses, que criaram várias oportunidades de contra-ataque. Aos 20 minutos, Kane passou para Bellingham, que avançou até a área, mas Livakovic defendeu. Aos 35 minutos, a Croácia empatou com Baturina, após jogada iniciada por Sucic. No entanto, seis minutos depois, os ingleses retomaram a liderança com um gol de cabeça de Kane, após cobrança de escanteio por Rice.
Segundo Tempo Decisivo
No início do segundo tempo, os ingleses voltaram a marcar. Elliot Anderson lançou para Bellingham, que invadiu a área e chutou cruzado, ampliando para 3 a 1. A pressão inglesa continuou, com O’Reilly quase marcando de cabeça aos 3 e 9 minutos, mas Livakovic fez defesas importantes.
Após a parada para hidratação, a Croácia tentou reagir. Aos 30 minutos, Pasalic chutou forte, mas Pickford defendeu. Matanovic também tentou, mas o goleiro britânico novamente fez uma bela defesa.
Aos 39 minutos, os ingleses selaram a vitória com um gol de Rashford, após jogada de Saka pela direita, finalizando o placar em 4 a 2.
?
Com informações da Agência Brasil