ESPORTES

min de leitura

Hugo Calderano vira número 2 do mundo e 1º sul-americano na posição

(via Agência Brasil)

| Edição de 09 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 09 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O mesatenista Hugo Carioca alcançou um feito histórico ao se tornar o novo vice-líder do ranking mundial, conforme a atualização divulgada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) nesta segunda-feira (9). Este marco não apenas representa um avanço inédito em sua carreira, mas também destaca Carioca como o primeiro atleta das Américas a atingir tal posição em um esporte tradicionalmente dominado por asiáticos e europeus. Ele ultrapassou o chinês Wang Chuqin, que ainda mantém a liderança do ranking.

"É um grande orgulho para mim levar o Brasil a mais um lugar inédito na história do tênis de mesa. Esse feito é fruto de uma temporada incrível, a melhor da minha carreira até aqui. O ano está só começando e espero alcançar outros grandes resultados", declarou Calderano em depoimento à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Calderano começou 2026 conquistando a medalha de bronze no WTT Star Contender de Doha (Catar). No ano anterior, o mesatenista de 26 anos obteve uma série de resultados expressivos: em abril, ele subiu da quinta para a terceira posição no ranking após vencer a Copa do Mundo em Macau, na China, um país com forte tradição na modalidade. Em maio, Calderano foi vice-campeão mundial em Doha, quebrando a hegemonia de asiáticos e europeus nas finais.

O atual número 2 do mundo, assinou contrato recentemente com o FC Saarbrücken, um clube alemão que participa da Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões. Após quase uma década defendendo o TTF Liebherr Ochsenhausen, Calderano anunciou nas redes sociais que jogará pelo novo clube na temporada 2026/27.



Com informações da Agência Brasil