ESPORTES

min de leitura - #

Já classificado, Tite dá chance a reservas hoje contra Camarões

Da Redação

| Edição de 01 de dezembro de 2022 | Atualizado em 01 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Já classificado, Tite dá chance a reservas hoje contra Camarões

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Brasil entra em campo hoje, às 16 horas, diante de Camarões com uma equipe inteiramente formada por reservas no Lusail Stadium. Já classificado para as oitavas, o técnico Tite decidiu rodar o elenco na Copa do Mundo. 

A partida é uma oportunidade para alguns jogadores conquistarem uma vaga na equipe titular. O técnico Tite ressaltou ontem que “o campo fala”, e enalteceu a qualidade do elenco todo, em especial do atacante Rodrygo, cotado para ser substituto de Neymar enquanto o atleta se recupera de lesão no tornozelo direito.

“Temos 26 atletas de altíssimo nível. Quem vai jogar? Aí você pega o Fabinho titular no Liverpool, Ederson titular no City, Martinelli e Jesus titulares no Arsenal. É muita competição, e dou as melhores condições para que eles compitam no mais alto nível”, considerou o treinador.

Ele lembrou das alterações que promoveu no segundo tempo na partida de estreia, diante da Sérvia, e naquela válida pela segunda rodada da Copa do Mundo, que classificou o Brasil para as oitavas. “Eu tive um técnico que falava assim, e na época em que eram três substituições: ‘são três que vão entrar em campo para decidir o jogo’. Nestes dois últimos jogos, cinco entraram quando o jogo já estava encaminhado no 2 a 0, e outros quatro entraram para modificar o jogo”, pontuou Tite.

Foi usando esse mesmo contexto que o técnico afirmou que os jogadores que entrarão em campo diante de Camarões poderão almejar definitivamente uma vaga no time. “Eu não sei (quantos deles jogarão as oitavas)”, disse Tite, para depois justificar.

“A referência do jogo é a referência importante. Eu não posso precipitar, o campo fala, a bola fala. Algum de vocês entendia definitivamente que o Rodrygo pudesse ser utilizado quanto foi? A bola fala, o campo fala. Eu tenho que oportunizar, preparar para o atleta, porque eu não sei o quanto será seu desempenho, seu desenvolvimento.” 

No treino de ontem, Tite fechou a preparação da seleção brasileira para o último jogo com Fred e Gabriel Jesus entre os titulares. Essas eram as últimas dúvidas que restavam para a escalação. Assim, o time deve jogar com Ederson; Daniel Alves (capitão), Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Fred e Rodrygo; Gabriel Martinelli, Antony e Gabriel Jesus. 

  A opção por Fred chama atenção, já que o jogador está pendurado com um cartão amarelo. Se for novamente advertido, ele está fora das oitavas. 

Daniel Alves: “Se tiver que tocar pandeiro, vou tocar”

Jogador mais contestado entre os 26 convocados por Tite que estão no Catar para a disputa da Copa do Mundo, Daniel Alves passou boa parte da coletiva da qual participou ontem comentando sobre as críticas que recebeu. O veterano foi contundente nas respostas e afirmou repetidas vezes que tem uma “missão” na seleção brasileira em seu terceiro e último Mundial.

Muitos entendem que o treinador errou ao chamar o lateral-direito, de 39 anos, em razão de sua idade avançada, má fase técnica e período de inatividade - ele chegou ao Catar sem atuar há mais de dois meses em seu clube, o Pumas, do México.

Já confirmado entre os titulares para o jogo de hoje, Daniel Alves salientou que está focado em sua tarefa na equipe e que não dá importância aos questionamentos, até mesmo aos que apontam que ele foi convocado para animar o grupo no vestiário. O Brasil está classificado e depende de um empate para avançar em primeiro do Grupo G. “Estou a serviço da seleção brasileira. Se tiver que tocar pandeiro, vou ser o melhor pandeirista que você já viu na sua vida”, declarou o jogador, que será capitão.