ESPORTES

min de leitura

João Fonseca integra quinteto brasileiro convocado para Copa Davis

(via Agência Brasil)

| Edição de 02 de setembro de 2025 | Atualizado em 02 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A equipe brasileira que enfrentará a Grécia na Copa Davis, pelo Grupo Mundial 1, já está definida. Liderando o time está o jovem carioca João Fonseca, atualmente o número 45 do mundo. Ele será acompanhado pelo paranaense Thiago Wild, que ocupa a 143ª posição no ranking, e pelo campinense Matheus Pucinelli, na 281ª colocação. A dupla de Rafael Matos e Marcelo Melo, respectivamente 48º e 52º no ranking mundial de duplas, completa o quinteto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2) pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Os jogos serão realizados em quadra de piso rápido, nos dias 13 e 14 de setembro, em Atenas. Uma vitória garantirá ao Brasil o retorno à fase classificatória na próxima temporada.

Os jogadores convocados são os mesmos que enfrentaram a França fora de casa em fevereiro, durante a fase classificatória do Final 8 da Copa Davis. Naquela ocasião, o Brasil foi derrotado por 4 a 0. Apesar disso, o técnico Jaime Oncis manteve a equipe, confiante de que os jogadores estão em um momento diferente agora.

Expectativas para o Confronto

"João vem se destacando em seu segundo ano como profissional, acumulando experiências e vivências importantes. Wild e Pucinelli já mostraram boa adaptação em pisos semelhantes ao que enfrentaremos na Grécia. A dupla Marcelo e Rafa, que joga junta há dois anos, vem de uma vitória significativa em Winston-Salem, nos Estados Unidos, em condições semelhantes às que encontraremos. Estamos otimistas e contamos com o apoio da torcida brasileira", afirmou o treinador.

Brasil e Grécia se enfrentaram apenas uma vez na história da Copa Davis, há mais de seis décadas. Em 1963, a dupla brasileira formada por José Edison Mandarino e Ronald Barros venceu os gregos Nikolaos Kalyvas e Nicky Kalogeropoulos por 3 a 2.

Formato da Competição

O confronto contará com cinco partidas no total. No primeiro dia, 13 de setembro, a partir das 11h (horário de Brasília), serão realizadas duas partidas de simples. No dia seguinte, domingo, às 10h, ocorrerá o jogo de duplas e mais uma partida de simples. Caso haja empate após os quatro jogos, uma partida adicional de simples decidirá o vencedor.

Conheça os Convocados

João Fonseca – Aos 19 anos, o carioca é o número 1 do Brasil e competirá pela quarta vez na Copa Davis. Ele começou 2025 na 145ª posição e rapidamente ascendeu ao top 100 após vencer o ATP de Buenos Aires, seu primeiro título profissional. Atualmente, ocupa a 45ª posição no ranking mundial.

Thiago Wild – Com 25 anos, o paranaense é o segundo melhor do Brasil e participa pela nona vez da Copa Davis. Ele possui nove títulos, incluindo o Chile Open 2020, onde derrotou Casper Ruud na final.

Matheus Pucinelli – O tenista de Campinas, também com 25 anos, é o sexto no ranking nacional. Ele possui cinco títulos, incluindo o Challenger 50 no Chile em 2023, e se prepara para sua quinta participação na Copa Davis.

Marcelo Melo – O experiente mineiro de 41 anos disputará a Copa Davis pela 27ª vez. Número 1 do mundo em duplas, ele coleciona 40 títulos, incluindo dois Grand Slams e nove Masters 1000.

Rafael Matos – Aos 29 anos, o gaúcho é bicampeão do Rio Open e possui nove títulos de ATP 250. Sua conquista mais recente foi ao lado de Marcelo Melo no Torneio de Winston-Salem, nos EUA. Ele ocupa a 48ª posição no ranking mundial de duplas.

?

Com informações da Agência Brasil