O tenista brasileiro João Fonseca, de 19 anos, conquistou um feito inédito ao avançar para as semifinais de um torneio ATP 500 pela primeira vez na carreira. Na sexta-feira (24), em Basileia, Suíça, o carioca protagonizou uma virada impressionante contra o canadense Denis Shapovalov, ex-top 10 mundial. Após perder o primeiro set por 3/6, Fonseca reagiu e igualou o placar com um 6/3 na segunda parcial. No terceiro set, liderava por 4 a 1 quando Shapovalov desistiu devido a uma lesão no joelho direito.
Atualmente ocupando a 46ª posição no ranking mundial, Fonseca retorna às quadras neste sábado (25), às 10h (horário de Brasília), para enfrentar o espanhol Jaume Munar (42º) em busca de uma vaga na final. A outra semifinal será disputada entre o francês Ugo Humbert e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, a partir do meio-dia.
Com o resultado de hoje, Fonseca deve alcançar a inédita 39ª posição na próxima atualização do ranking da Associação dos Profissionais do Tênis (ATP), prevista para segunda-feira (27). Fonseca, que começou o ano na 145ª colocação, teve sua melhor posição em setembro, quando chegou ao 42º lugar.
Esta marca a segunda semifinal de Fonseca no circuito profissional de tênis. A primeira ocorreu em fevereiro, no ATP 250 de Buenos Aires, onde ele sagrou-se campeão.
Luisa Stefani avança às semifinais de duplas no WTA de Tóquio
A sexta-feira (24) também trouxe boas notícias para o tênis brasileiro, com a classificação de Luisa Stefani às semifinais de duplas do WTA 500 de Tóquio, Japão. Ao lado da húngara Timea Babos, a paulista derrotou sua ex-parceira Gabriela Dabrowski (Canadá) e a norte-americana Sofia Kenin, vencendo por 2 sets a 1 (7/5, 2/6 e 10-8). A dupla disputará a semifinal na madrugada deste sábado (25). Esta competição em Tóquio é a última de Stefani e Babos antes do WTA Finals, em Riad, Arábia Saudita, de 1º a 8 de novembro.
“Foi um jogo duro. No primeiro set, voltamos de uma quebra abaixo, aproveitamos alguns erros delas nos games de saque e terminamos jogando muito bem. No segundo, tivemos alguns games próximos que elas jogaram melhor e aproveitaram o momento para fechar com margem. O super tiebreak foi parelho, mas mantivemos a intenção agressiva no início dos pontos, do começo ao fim, e isso foi crucial para ganhar o jogo no detalhe", analisou a brasileira após a classificação.
Para chegar à final, Stefani e Babos terão pela frente a dupla favorita ao título, formada pela norte-americana Taylor Townsend e a australiana Ellen Perez. A partida está programada para começar às 4h30 (horário de Brasília) deste sábado (25).
Com informações da Agência Brasil