ESPORTES

min de leitura

Jogos Pan-Americanos Júnior começam neste sábado no Paraguai

(via Agência Brasil)

| Edição de 08 de agosto de 2025 | Atualizado em 08 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ciclo olímpico em direção a Los Angeles 2028 tem início neste sábado (9) com a abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, a primeira competição multimodalidades após Paris 2024. Quase 4 mil atletas, todos com até 23 anos, competirão em 42 modalidades, tanto individuais quanto coletivas, em várias cidades do Paraguai. Antes mesmo da cerimônia de abertura, marcada para as 21h (horário de Brasília), já ocorrerão provas classificatórias de remo, começando às 8h. Os Jogos serão transmitidos ao vivo online pelo canal do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no YouTube e se estenderão até 23 de agosto.

A delegação brasileira é composta por 358 atletas, desde novos talentos até nomes experientes como os nadadores Guilherme Caribé, campeão sul-americano e embaixador dos Jogos, e Stephanie Balduccini, finalista olímpica e campeã pan-americana.

Além da busca por medalhas, os competidores têm como objetivo conquistar uma das 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2027.

Boa parte dos atletas brasileiros chegou na última quinta-feira (7) em Assunção. Entre eles, está Juliana Viana, de 20 anos, do Piauí. Em abril, ela conquistou para o Brasil o inédito título de simples no Campeonato Pan-Americano de Badminton, em Lima, Peru.

"É o meu segundo Pan Júnior. Estou com uma expectativa muito alta de fazer um bom resultado e contribuir com o quadro de medalhas do Brasil. Já estive aqui em Assunção participando dos Jogos Sul-americanos Adulto, de onde saí com três ouros, então realmente estou me sentindo em casa e espero fazer um bom resultado", afirmou Juliana, referindo-se à primeira edição dos Jogos, realizada em Cali, Colômbia, em 2021.

Diferente da edição inaugural em Cali, a atual em Assunção adicionou sete novas modalidades: águas abertas (maratona aquática), ciclismo BMX Freestyle, wakeboard (esqui aquático), golfe, hóquei sobre a grama, rúgbi sevens e tiro esportivo.

Na primeira edição, o Brasil liderou o quadro de medalhas com um total de 164 pódios, conquistando 59 medalhas de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.



Com informações da Agência Brasil