ESPORTES

min de leitura

Judô: Leonardo Gonçalves leva bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

(via Agência Brasil)

| Edição de 30 de novembro de 2025 | Atualizado em 30 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O judô brasileiro encerrou sua participação no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com um saldo de três medalhas de bronze, nesta que foi a penúltima etapa internacional da temporada.

O destaque do último dia de competições, neste domingo (30), foi o paulista Leonardo Gonçalves, que garantiu o bronze na categoria até 100 quilos (kg). Quinto colocado no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF), Leonardo enfrentou quatro adversários até subir ao pódio. Ele começou vencendo o eslovaco Benjamin Mataseje, mas foi derrotado pelo húngaro Zsombor Veg. Na repescagem, superou Dzhakhongir Madzhidov, do Tadjiquistão, e, na disputa pelo bronze, venceu o holandês Simeon Catharina.

O ouro da categoria foi conquistado pelo russo Arman Adamian, que venceu seu compatriota Idar Bifov na final. Além de Leonardo, o espanhol Nikoloz Sherazadishvili também levou o bronze.

Desempenho dos brasileiros

Além de Leonardo, o Brasil contou com a participação de outros dois judocas na categoria até 90 kg: Rafael Macedo e Marcelo Fronckowiak. Apesar de serem bem ranqueados, ambos não conseguiram avançar para a disputa por medalhas. Rafael foi eliminado pelo moldavo Vadim Ghimbovschi logo na estreia, enquanto Marcelo, após vencer Abdulahad Majidov, foi derrotado pelo sérvio Nemanja Majdov.

No sábado (29), o Brasil já havia garantido duas medalhas de bronze com Rafaela Silva, na categoria até 63 kg, e Daniel Cargnin, até 73 kg.

Próximos desafios

O Grand Slam de Tóquio, no Japão, será o próximo e último compromisso da temporada para os judocas brasileiros, marcado para os dias 6 e 7 de dezembro.



Com informações da Agência Brasil