A seleção brasileira feminina de vôlei alcançou a vice-liderança da Liga das Nações nesta sexta-feira (11), ao vencer a Polônia por 3 sets a 1 (parciais de 25/22, 25/21, 21/25 e 25/22) em Chiba, no Japão. Este foi o penúltimo confronto da primeira fase do torneio. A Itália, ainda invicta, lidera a competição. O Brasil já garantiu vaga na fase final, somando 10 vitórias em 11 jogos, com a única derrota justamente para as italianas. A equipe busca conquistar o título inédito da Liga das Nações.
O próximo desafio das brasileiras será contra o Japão, no domingo (13), às 7h20 (horário de Brasília), encerrando a fase classificatória. As japonesas ocupam a terceira posição na tabela.
Notícias relacionadas:
- Brasil supera França por 3 sets a 2 na Liga das Nações de Vôlei.
- Brasil bate Bulgária e avança à fase final da Liga das Nações de Vôlei.
- Luisa Stefani é vice-campeã de duplas mistas no Torneio de Wimbledon.
A capitã Gabi, que foi a maior pontuadora da partida com 24 acertos, dedicou a vitória à ponteira Ana Cristina, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante o jogo contra a França, na quinta-feira (10).
“Primeiramente, queria dedicar essa vitória para a Ana Cristina, desejamos para ela toda nossa energia positiva na sua recuperação. É muito bacana ver a atitude do time depois de um jogo difícil contra a França [vitória de virada por 3 sets a 2]. Jogamos com muita agressividade, todo mundo pontuou e se ajudou. A comissão técnica também nos deu muita energia neste momento. Mesmo com altos e baixos, nossa equipe não deixou a guarda baixa em momento nenhum, principalmente no segundo set, que estávamos muito atrás no placar. Mas estamos de parabéns, a Polônia jogou muito bem e conseguimos enfrentar as dificuldades. Agora vamos encerrar a etapa contra o Japão, que vai ser uma partida difícil. Temos um dia para descansar, estudar, e ver o que podemos melhorar”, pontuou a capitã da amarelinha.
#VNL2025: BRAZIL 🇧🇷 3-1 🇵🇱 POLAND
— Volleyball World (@volleyballworld) July 11, 2025
Brazil 🇧🇷 racked up a massive 1️⃣6️⃣ blocks in their win 🆚 Poland 🇵🇱 — with Julia Kudiess and Diana shutting down the net, and even Gabi adding 5 🧱!
Attacking from everywhere 🤯, Gabi and Julia Bergmann 🇧🇷 led the scoring with 24 and 22 points… pic.twitter.com/oQhcoe581k
A ponteira Júlia Bergmann também saiu satisfeita da quadra, sendo a segunda maior pontuadora da seleção com 22 acertos.
“Foi um ótimo jogo nosso, uma vitória de 3 sets a 1 contra um time que até então estava na vice-liderança da Liga das Nações. Foi uma vitória em grupo. Todo mundo pontuou, todas receberam bola o tempo todo, todas estavam com energia dentro de quadra. Foi uma vitória para a Ana Cristina também. Contamos com a torcida para o próximo jogo que também vai ser difícil”, projetou Bergmann, que marcou 22 pontos na vitória do Brasil.
As oito melhores seleções ao término da primeira fase (12 rodadas) avançam às quartas de final, que ocorrerão na Polônia, de 23 a 27 de julho. De acordo com o regulamento, caso a Polônia termine entre os oito primeiros lugares, ela subirá automaticamente para a primeira posição. Sendo assim, o chaveamento nas quartas prevê que o primeiro colocado enfrente o oitavo; o segundo encara o sétimo colocado; o terceiro pega o sexto; o quarto colocado mede forças com o quinto, e por aí em diante.
Com informações da Agência Brasil