O Brasil, maior campeão mundial de vôlei de praia, inicia sua jornada na 15ª edição do campeonato mundial nesta quinta-feira (13), em Adelaide, na Austrália. O país participa com sete duplas, incluindo as atuais campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, que conquistaram ouro e prata nos mundiais de Roma (2022) e Tlaxcala (2023), respectivamente. Elas serão as primeiras a entrar em quadra, enfrentando as anfitriãs Phillipse e Mears pelo Grupo F, às 20h30 (horário de Brasília).
Duda expressou sua expectativa para o torneio: "Copa do Mundo sempre é um torneio muito especial. Este ano foi muito difícil, mas a partir do meio do ano fizemos ótimas etapas no Circuito Mundial, então estamos felizes com nossa evolução. O que esperamos é dar nosso melhor dentro de quadra, ir jogo a jogo porque é um torneio muito longo".
O primeiro dia do Mundial também verá outras duas duplas brasileiras em ação. A dupla estreante Thâmela e Victória, que lidera o ranking, joga às 21h30 contra as peruanas Gaona e Allcca pelo Grupo A. Thâmela, de 25 anos, comentou sobre a estreia: "É minha primeira Copa do Mundo, nossa primeira como time. Estamos muito felizes de estar aqui, e estar como ranking 1 é algo que lutamos muito para conquistar. Queremos aproveitar muito essa Copa do Mundo, curtir cada jogo, cada ponto, cada momento".
Mais tarde, às 23h30, a dupla Evandro e Arthur Lanci, quarta colocada no ranking, enfrenta os nicaraguenses Mora e Lopez pelo Grupo D. Evandro, experiente em mundiais, já conquistou um ouro e um bronze.
Além dessas, o Brasil conta com outras quatro parcerias em Adelaide: Carol Solberg e Rebecca, Vitória e Hegê, George e Saymon, e André e Renato. O país busca manter sua hegemonia no Mundial, onde já acumulou 35 medalhas, sendo 13 de ouro, 11 de prata e 11 de bronze.
O Mundial reúne 96 duplas, 48 de cada gênero, divididas em 12 grupos de quatro. Na fase de grupos, as equipes competem entre si, e as duas melhores após três rodadas avançam diretamente para a fase eliminatória, assim como os quatro melhores terceiros colocados. O regulamento prevê ainda uma repescagem para as outras oito equipes que terminarem em terceiro lugar, das quais apenas quatro avançarão. A decisão do título mundial está marcada para 23 de novembro, um domingo.
Jogos das duplas brasileiras
QUINTA-FEIRA (13)
- 20h30 - Ana Patrícia/Duda x Phillips/Mears (Austrália) - Grupo F
- 21h30 - Thâmela/Vic x Gaona/Allcca (Peru) - Grupo A
- 23h30 - Evandro/Arthur Lanci x Mora/Lopez (Nicarágua) - Grupo D
SEXTA (14)
- 3h30 - Carol/Rebecca x Marwa/Nada (Egito) - Grupo B
- 6h - van Driel, E./Bekhuis (Países Baixos) x Vitória/Hegê - Grupo C
- 8h - George/Saymon x André/Renato - Grupo C
- 21h30 - Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (Países Baixos) - Grupo B
SÁBADO (15)
- 0h30 - George/Saymon x Burnett/Hodges (Austrália) - Grupo C
- 0h30 - Ana Patrícia/Duda x Okla/Lunio (Polônia) - Grupo F
- 2h30 - Åhman/Hellvig (Suécia) x André/Renato - Grupo C
- 2h30 - Thâmela/Vic x Michelle/Corrales (Paraguai) - Grupo A
- 3h30 - Evandro/Arthur Lanci x Amieva/Bueno (Argentina) - Grupo D
- 19h30 - Nuss/Brasher (EUA) x Vitória/Hegê - Grupo C
- 21h30 - Ana Patrícia/Duda x Svozilova/Stochlova (República Tcheca) - Grupo F
DOMINGO (16)
- 3h30 - André/Renato x Burnett/Hodges (Austrália) - Grupo C
- 8h00 - Åhman/Hellvig (Suécia) x George/Saymon - Grupo C
- 19h30 - Carol/Rebecca x Davidova/Khmil (Ucrânia) - Grupo B
- 20h30 - Evandro/Arthur Lanci x Henning/Wüst (Alemanha) - Grupo D
- 20h30 - Vitória/Hegê x Pamela/Esther M (Nigéria) - Grupo C
- 21h30 - Thâmela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) - Grupo A
Com informações da Agência Brasil