ESPORTES

min de leitura - #

Neymar é o 1º brasileiro finalista da “Bola de Ouro” desde 2007

Da Redação

| Edição de 01 de dezembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pela primeira vez em sua carreira, o atacante brasileiro Neymar, de 23 anos, está entre os três finalistas da “Bola de Ouro”, prêmio concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo.

O atacante, que está no Barcelona desde o segundo semestre de 2013, vai concorrer ao prêmio com o companheiro de clube Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O vencedor será conhecido no dia 11 de janeiro, durante cerimônia em Zurique, na Suíça, sede da Fifa.

Imagem ilustrativa da imagem Neymar é o 1º brasileiro finalista da “Bola de Ouro” desde 2007

Neymar foi escolhido entre os três finalistas após faturar na temporada europeia o título da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.
Além dos títulos, Neymar também foi o goleador do principal torneio de clubes do futebol europeu ao lado de Cristiano Ronaldo e Messi e da Copa do Rei.
Apesar da boa temporada no Barcelona, Neymar não repetiu o desempenho com a Seleção Brasileira na Copa América. Ele marcou apenas um gol na competição -na estreia contra o Peru- e foi expulso na derrota contra a Colômbia. Julgado, foi suspenso por quatro partidas e ficou fora do restante da competição.
Com Neymar, o Brasil volta a ter um jogador entre os três finalistas pela primeira vez desde 2007. Na oportunidade, Kaká foi o vencedor.
Os rivais de Neymar na premiação, acumulam troféus. Cristiano Ronaldo, 30, e Messi, 28. O português foi vencedor em 2008, 2013 e 2014, e o argentino, o craque de 2009 a 2012.
O craque brasileiro do Barcelona comemorou a indicação e garantiu que seu maior objetivo na carreira não é ser premiado.
“Eu não jogo futebol para ganhar prêmios individuais, bater recordes, nem marcas. Isso é algo que acontece naturalmente. Porém, só de ser nomeado, estando ao lado de Messi e sendo o primeiro brasileiro depois de sete anos, já me deixa muito feliz”, afirmou ao site oficial da CBF.
FEMININO - A Fifa anunciou também as três finalistas do prêmio Bola de Ouro de melhor jogadora do mundo. Carli Lloyd, meia americana, Aya Miyama, meia japonesa, e Célia Sasic, atacante alemã, são as concorrentes.
Lloyd é jogadora do Houston Dash e camisa 10 da seleção dos EUA. Ela é a favorita para levar o prêmio após conquistar o título da Copa do Mundo sobre o Japão por 5 a 2, tendo marcado três gols. Já Miayama defende o Okayama Yunogo Belle e é a principal destaque da seleção japonesa. Sasic se aposentou após conquistar a Liga dos Campeões da Europa pelo Frankfurt.