ESPORTES

min de leitura

Obras do Centro de Futebol Feminino em Araraquara começam na segunda

(via Agência Brasil)

| Edição de 22 de janeiro de 2026 | Atualizado em 22 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O primeiro centro de treinamento de futebol feminino do Brasil começa a se tornar realidade em Araraquara, São Paulo. A partir da próxima segunda-feira (26), as obras terão início, marcando um investimento significativo de R$ 34,5 milhões. Este projeto é uma colaboração entre a prefeitura local, a Petrobras, a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport) e o clube Ferroviária.

Na cerimônia de inauguração das obras, estarão presentes a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O projeto do Centro de Treinamento do Futebol Feminino foi viabilizado através de um convênio firmado durante a gestão de Silva na prefeitura, com os projetos executivos e autorizações para construção liberados pela estatal no final de 2025.

Imagem ilustrativa da imagem Obras do Centro de Futebol Feminino em Araraquara começam na segunda
Cerimônia de assinatura de convênio, em dezembro de 2025. Foto: Rafael Zucco/Ferroviária

Estrutura

O novo centro de treinamento será construído em uma área de 138 mil metros quadrados no Parque do Pinheirinho, onde já funciona o CT Olegário Tolói de Oliveira, do clube Ferroviária. O complexo foi planejado para oferecer uma infraestrutura completa, voltada para o alto rendimento e o bem-estar das atletas.

O local contará com cinco campos de futebol com irrigação eletrônica e um miniestádio iluminado. Além disso, haverá um hotel com capacidade para 82 atletas, academia, setor de fisioterapia e centro médico, áreas pedagógicas e espaços de convivência. O complexo estará apto a receber jogos de torneios da Federação Paulista (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Formação Integral

O foco do centro será atender cerca de 240 atletas das categorias de base, abrangendo jogadoras entre 11 e 20 anos, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Além da preparação técnica, o projeto inclui ações educativas que abordam temas como saúde da mulher, diversidade, educação financeira, inteligência emocional e a história do futebol feminino.

Para a comunidade local, será criada uma escolinha de futebol gratuita, integrando o complexo à população de Araraquara.



Com informações da Agência Brasil