ESPORTES

min de leitura

Santos, Atlético-MG e Botafogo voltam à elite do Brasileirão Feminino

(via Agência Brasil)

| Edição de 06 de julho de 2025 | Atualizado em 06 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após um ano de rebaixamento, Santos, Atlético-MG e Botafogo estão de volta à Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. O trio alvinegro garantiu o retorno à elite neste sábado (5), ao se classificarem para as semifinais da Série A2.

O último clube a conquistar uma vaga na primeira divisão será definido neste domingo (6), no confronto entre Fortaleza e Minas Brasília, marcado para as 15h no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Decisão no Ceará

O Fortaleza, que pode estrear na Série A1, tem a vantagem do empate, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no Bezerrão. O Minas Brasília, que não disputa a primeira divisão desde 2021, precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para garantir o acesso.

Os jogos de ida e volta que definirão os finalistas da Série A2 ainda serão agendados pela CBF, com previsão para o segundo e terceiro finais de semana de agosto.

Vitória do Santos

Com a melhor campanha da Série A2, o Santos recebeu o Ação-MT na Vila Belmiro. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, as Sereias da Vila garantiram a classificação com uma vitória por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Laryh. Rafinha marcou para o Ação, mas não conseguiu evitar o retorno do Santos à elite.

O Santos enfrentará o Atlético-MG em uma das semifinais. As mineiras eliminaram o Vitória nos pênaltis, após empate no agregado, garantindo assim seu retorno à Série A1.

Botafogo avança

O Botafogo também assegurou sua vaga na Série A1 ao vencer o Mixto no Estádio Nilton Santos. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, o Botafogo empatou o confronto com um gol olímpico de Sinara e virou o jogo com gols de Carol, Júllia e Bebê, fechando o placar em 4 a 2.

Com a classificação, o Botafogo aguarda o vencedor entre Fortaleza e Minas Brasília para definir seu adversário na semifinal.

Expansão da Série A1

A partir de 2026, a Série A1 do Brasileirão contará com 18 clubes. Com os acessos de Santos, Atlético-MG e Botafogo, 17 dos participantes já estão definidos. Além dos três promovidos, os 14 times que não foram rebaixados nesta temporada também estarão na competição, incluindo Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, entre outros. Em contrapartida, 3B da Amazônia e Sport foram rebaixados para a Série A2 do próximo ano.



Com informações da Agência Brasil