Uma semana depois de terem se enfrentado pelas quartas de final da Copa do Brasil, Santos e Flamengo se reencontram nesta quarta-feira, às 21h45(de Brasília), no Pacaembu, em São Paulo (SP), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. No último encontro, mesmo perdendo por 4 a 2, o Peixe acabou eliminado por conta dos gols marcados como visitante.
Dessa vez, porém, o duelo não vê em nada diminuído o seu caráter decisivo, principalmente porque ambos fazem campanhas bem semelhantes e pretendem se manter na cola do líder Corinthians. O Peixe, que vem de empate por 1 a 1 com o Grêmio no Rio Grande do Sul, tem 31 pontos na terceira posição, dois pontos a mais que os flamenghuistas, que no domingo empataram pelo mesmo marcador com os corintianos.
- A expectativa é a de mais um jogo muito equilibrado, pois são duas equipes que se conhecem, que já se enfrentaram algumas vezes e que estão brigando em situações parecidas na tabela de classificação - disse Levir Culpi, comandante do Santos.
Zé Ricardo, técnico do Flamengo, também vê no fato de os times se conhecerem bem um complicador.
- Logicamente que quando duas equipes se enfrentam com uma certa frequência elas acabam se conhecendo e fica muito mais complicado surpreender o oponente. Isso porque ele sabe as suas principais estratégias. Mais do que nunca este tipo de situação nos força a trabalhar no sentido de tentar alternativas e procurar encontrar novas maneiras de vencer. O Santos tem um elenco qualificado, joga em casa e vai mais uma vezs exigir demais de nós. O importante é mantermos a pegada exibida contra o Corinthians, principalmente no segundo tempo - disse Zé Ricardo.
Apesar dos times se conhecerem, os flamenguistas não esperam nenhum tipo de ligação entre os duelos passados com o que será disputado nesta quarta-feira.
- No meu entender é importante termos em mente a dificuldade que é derrotar o time do Santos, que tem muita qualidade técnica e que atravessa um grande momento. Vamos enfrentar um concorrente direto, que joga em casa e que conta com o apoio de seu torcedor. Portanto, temos que nos preparar para um dos compromissos mais complicados que teremos pela frente, ainda mais neste momento da competição - disse o lateral-direito Pará.
Para os santistas, é importante usar o fator campo.
- Vamos jogar em casa e não podemos pensar em tropeçar, mesmo sabendo da dificuldade de se vencer esse bom time do Flamengo. O nosso foco está na vitória - disse o goleiro Vanderlei.
Em termos de escalação, o técnico Levir Culpi tem algumas dúvidas. Isso porque o veterano Renato treinou com bola nos últimos dias e pode reforçar a equipe. O volante está recuperado de um estiramento na coxa direita. Por conta do problema, ele não atua desde o último dia 9, na vitória sobre o São Paulo, na Vila Belmiro.
Já pelo lado do Flamengo, Zé Ricardo deve manter a base que empatou com o Corinthians no domingo. No último treino antes da partida, o treinador sinalizou com a volta de Willian Arão ao time titular no lugar de Gustavo Cuellar. O volante substituiu o colombiano em Itaquera e a equipe melhorou de rendimento.
FICHA TÉCNICA
SANTOS-SP X FLAMENGO-RJ
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 2 de agosto de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Yuri, Alison (Renato) e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Rever, Juan e Miguel Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro e Everton; Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo