ESPORTES

min de leitura - #

Seleção brasileira encara a Croácia em busca de vaga na semifinal da Copa

Da Redação

| Edição de 08 de dezembro de 2022 | Atualizado em 08 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Seleção brasileira encara a Croácia em busca de vaga na semifinal da Copa

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O técnico Tite deverá mais uma vez ter de apelar para o improviso na Copa do Mundo. Ainda que tenha voltado a treinar com bola, o lateral-esquerdo Alex Sandro dificilmente terá condições de enfrentar a Croácia hoje, às 12 horas (horário de Brasília) pelas quartas de final do Mundial no Estádio Cidade Educação. 

O jogador treinou  com o grupo ontem e não aparentou nenhuma restrição de movimentos.  Mesmo assim, deve ficar de fora da partida que vale vaga na semifinal. “A tendência é de (Alex Sandro) não participar, porque não há ainda um trabalho muito forte. São lesões diferentes em relação ao Neymar”, afirmou o técnico Tite durante coletiva de imprensa realizada em Doha.

O lateral se lesionou no segundo tempo da vitória sobre a Suíça. Ele foi diagnosticado com uma lesão muscular no quadril, e desde então se dedicou quase que integralmente à fisioterapia. Na terça, ele correu em volta do gramado do CT da seleção e, no dia seguinte, treinou pela primeira vez com bola. A recuperação dos últimos dias deu um indicativo de que ele teria condições de enfrentar a Croácia, mas ontem Tite se mostrou pessimista quanto ao aproveitamento do atleta. 

Caso realmente não tenha condições de jogo, o lateral-direito Danilo deverá novamente ser utilizado no lado esquerdo. Dessa forma, Eder Militão voltaria a ser improvisado na direita. Daniel Alves corre por fora para ficar com essa vaga.

Vale lembrar que o Brasil não pode contar também com o lateral-esquerdo Alex Telles, que sofreu uma lesão no joelho e já viajou à Espanha para iniciar a recuperação. 

Diante da Coreia do Sul, nas oitavas de final, Danilo atuou na ala esquerda e foi bem. Ele se colocou novamente à disposição para jogar daquele lado na partida desta sexta-feira. “Em relação a jogar na direita, esquerda ou centro da defesa, para mim é indiferente. Já mostrei diversas vezes. Para mim é algo natural”, destacou.

O jogador, contudo, não quis dar qualquer pista sobre se irá de fato ser improvisado novamente na Copa do Mundo. “O professor vai decidir a melhor maneira, certamente”. E, quando foi indagado sobre em qual lado atuaria na sexta, brincou: “dentro do campo”. 

A provável escalação do Brasil para enfrentar a Croácia tem Alisson, Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior. 

A seleção brasileira nunca perdeu para a Croácia em cinco duelos ao longo da história. Até hoje, foram três vitórias e dois empates. No Mundial, os dois encontros terminaram com vitória do Brasil, em 2006 e 2014.

Modric reconhece favoritismo brasileiro 

Após levar a Croácia até a final da Copa do Mundo de 2018, o meia Luka Modric, 37, quer novamente colocar a sua seleção entre as melhores do mundial no Catar. Para isso, no entanto, o time terá de superar nas quartas de final o que ele considera um dos grandes favoritos ao título: o Brasil.

Modric deixou claro ontem, em entrevista coletiva, que reconhece a superioridade brasileira, mas, mesmo assim, ainda acredita ser possível sair de campo vitorioso. “Já jogamos contra o Brasil algumas vezes, mas ainda não conseguimos vencer. Espero que isso mude. O Brasil tem jogadores fenomenais em todas as posições. Temos de ser agressivos, correr no limite e não os deixar jogar. Isso é importante quando não temos a bola, temos que ser agressivos e firmes e não deixá-los escapar”, afirmou o capitão. 

Ele afirmou ainda que enfrentar as seleções de Brasil e Argentina é sempre uma “celebração do futebol”. “Brasil e Argentina são os melhores times do mundo, com grandes jogadores. Eu gosto de vê-los, é divertido jogar contra esses times. É uma celebração do futebol e algo que todo jogador deseja”, disse.