ESPORTES

min de leitura

Série C: Ponte Preta conquista 1º título nacional de sua história

(via Agência Brasil)

| Edição de 25 de outubro de 2025 | Atualizado em 25 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um marco histórico foi alcançado pela Associação Atlética Ponte Preta neste sábado (25), encerrando um jejum de 125 anos. Pela primeira vez, a Macaca conquistou um título nacional ao vencer o Londrina por 2 a 0 no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), e garantiu a taça da Série C do Campeonato Brasileiro. A vitória foi celebrada com uma invasão de campo pelos torcedores, que comemoraram o feito inédito.

As duas equipes chegaram ao confronto decisivo em igualdade, após um empate sem gols no jogo de ida no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina (PR). Com o resultado, ambos os finalistas garantiram vaga na Série B do próximo ano. Além deles, Náutico e São Bernardo também conquistaram o acesso à segunda divisão nacional.

Conquista além das fronteiras estaduais

Apesar de ter quatro títulos da Série A2 do Campeonato Paulista, o último em 2023, a Ponte Preta buscava um título que transcendesse os limites estaduais. O rival Guarani, que permanecerá na Série C em 2026, já possui a taça do Brasileirão de 1978. Curiosamente, foi a Ponte que impediu o acesso do Guarani ao vencê-lo por 2 a 0 na última rodada da segunda fase.

Superação em meio a dificuldades financeiras

O título chega em um momento delicado para o clube de Campinas, que enfrenta dificuldades financeiras. Em setembro, após a vitória sobre o Brusque que garantiu o acesso à Série B, o volante Lucas Cândido revelou que o departamento de futebol estava com salários atrasados há mais de três meses.

Redenção de Marcelo Fernandes

Marcelo Fernandes, que assumiu a Ponte na reta final da primeira fase após ser demitido do Guarani, também viveu sua redenção. Em dez jogos no comando, ele conquistou cinco vitórias, três empates e sofreu duas derrotas, alcançando seu segundo título na carreira, após vencer o Campeonato Paulista com o Santos em 2015.

Detalhes da partida decisiva

Após um primeiro tempo sem gols, o placar foi aberto no segundo tempo. Aos três minutos, Jonas Toró, na entrada da área, chutou fraco, mas o goleiro Luiz Daniel não conseguiu defender. Foi o oitavo gol de Toró na competição, igualando-se a Iago Teles, do Londrina, na artilharia da Série C.

Aos 24 minutos, Toró foi derrubado na área pelo zagueiro Wallace, e após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. O capitão Élvis cobrou com precisão, ampliando a vantagem da Ponte.

O gol gerou tumulto entre jogadores e comissões técnicas, interrompendo o jogo por dez minutos. O técnico Roger Silva e o zagueiro Vanderley, ambos do Londrina, foram expulsos. Apesar das tentativas, o Londrina não conseguiu reverter o placar, e a festa foi completa para os mais de 14 mil torcedores presentes no Moisés Lucarelli, que testemunharam um momento inesquecível na história do clube.



Com informações da Agência Brasil