O triatlo brasileiro brilhou na etapa da Copa do Mundo em Viña del Mar, Chile, com a vitória de Manoel Messias, de 28 anos, no último domingo (2). Em uma disputa acirrada, o cearense estava em terceiro lugar a um minuto do final da corrida, mas conseguiu acelerar e conquistar o primeiro lugar. Messias cruzou a linha de chegada em 49min38s, apenas um segundo à frente do português João Nuno Batista, que ficou com a prata, e cinco segundos à frente do espanhol David Cantero, que levou o bronze.
Desempenho Impressionante
Messias fez uma prova de recuperação notável. Ele completou os 750 metros de natação, a primeira parte do triatlo, na 25ª posição, com um tempo de 8min37s. No entanto, ele se destacou nos 20 quilômetros de ciclismo, completando em 25min43s, e foi ainda mais rápido na corrida de 5 km, terminando em 14min03s.
“Estou muito feliz por esta segunda vitória em Viña Del Mar. Me senti bem durante toda a prova, mas, sinceramente, fiquei um pouco surpreso com o resultado. Quando comecei a corrida, não acreditava que poderia vencer. Sabia que estava correndo rápido, então tratei de diminuir a distância para os adversários, estabilizar-me e dar tudo no sprint final”, revelou o triatleta, que conquistou seu primeiro título em 2023.
Participação Brasileira
A delegação brasileira contou com mais cinco atletas na etapa de Viña del Mar. Entre os homens, Antonio Bravo terminou em 34º lugar com 51min14s, Kauê Willy em 36º com 51min25s, e Vinicius Sant’Ana em 59º com 54min56s. Na disputa feminina, Giovanna Lacerda terminou na 22ª posição com 59min59s, e Gabrielle Lemes ficou em 26º com 1h00min17s.
Próximas Etapas
Ainda restam quatro etapas da Copa do Mundo até o fim da temporada, incluindo uma que será realizada em Florianópolis (SC) no dia 16 de novembro.
Com informações da Agência Brasil