GERAL

min de leitura

Acidentes elétricos mataram 257 pessoas em 2024

(via Agência Brasil)

| Edição de 05 de agosto de 2025 | Atualizado em 05 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de mortes causadas por acidentes elétricos aumentou em 2024, mesmo com a redução no total de incidentes desse tipo. Durante o ano, 257 pessoas perderam a vida devido a acidentes com eletricidade, conforme dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Em 2023, os acidentes elétricos resultaram em 250 mortes. O número total de ocorrências caiu de 782 para 685 em 2024, o menor registro em oito anos.

“A redução de ocorrências (para 685 acidentes com eletricidade) em 2024 indica avanços em ações de prevenção”, explica o presidente da Abradee, Marcos Madureira.

O levantamento aponta que as principais causas de acidentes incluem obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio de equipamentos agrícolas próximos à rede, além de cabos energizados no solo e improvisos em instalações domésticas.

Mortes

O aumento no número de mortes (de 250 para 257) sugere, segundo Madureira, que mesmo com menos acidentes, os riscos permanecem elevados quando se trata de eletricidade.

“Essas ocorrências podem estar relacionadas a fatores como a falta de conhecimento técnico para uma análise correta dos riscos, improvisações em instalações elétricas ou ausência de equipamentos adequados de proteção”, acrescentou.

Agosto Vermelho

Para Marcos Madureira, o cenário atual reforça a necessidade de expandir a cultura de segurança, “levando informação de qualidade para toda a população e intensificando campanhas educativas que possam salvar vidas, como a campanha Agosto Vermelho” – que está em sua terceira edição.

A campanha tem, entre seus objetivos, o de funcionar como um marco de mobilização nacional em torno dos riscos com a rede elétrica, no âmbito da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, que tem como lema o Movimento Zero Acidentes.

Construção Civil

Conforme a Abradee, a campanha deste ano dará prioridade ao setor da construção civil, que lidera o número de ocorrências no país. Em agosto, está prevista a primeira edição de um workshop online com dicas para profissionais da construção.

“O ‘aulão da segurança’ ficará disponível no canal do Youtube da associação e contará com a participação de especialistas em segurança das distribuidoras de energia associadas e influenciadores do setor de construção civil, além da Abradee”, informou a associação.

?

Com informações da Agência Brasil