Um bloqueio atmosférico é o responsável pela intensa onda de calor que tem atingido diversos estados do Brasil neste final de ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Este fenômeno faz com que as temperaturas fiquem até cinco graus acima do normal para esta época do ano em todas essas regiões.
Previsões para os estados afetados
São Paulo: Todo o estado está sob alerta de grande perigo. A capital paulista, o interior e o litoral devem registrar temperaturas entre 34ºC e 35ºC. À tarde, a capital pode ter muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Rio de Janeiro: O estado do Rio de Janeiro também está sob alerta de grande perigo. A onda de calor atinge a capital, toda a região metropolitana, litoral e interior, com temperaturas chegando a 39ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde.
Espírito Santo: A parte sul do estado está sob alerta vermelho, com temperaturas em Cachoeiro do Itapemirim alcançando 34ºC, sem previsão de chuva.
Goiás: No sul de Goiás, próximo às fronteiras de Minas e Mato Grosso do Sul, o calor é intenso. Em Itumbiara, a temperatura pode chegar a 34ºC, sem previsão de chuva.
Minas Gerais: O Triângulo Mineiro enfrenta calor intenso, com temperaturas em Uberlândia chegando a 33ºC, sem previsão de chuva.
Mato Grosso do Sul: O leste do estado é afetado pelo calor, com Três Lagoas registrando temperaturas de até 36ºC, sem previsão de chuva.
Paraná: As regiões noroeste e central do estado enfrentam forte calor. Em Curitiba, a temperatura pode chegar a 31ºC, com possibilidade de chuva isolada à tarde. Londrina deve registrar 34ºC, com chance de chuva e trovoadas.
Santa Catarina: O norte do estado está sob alerta de grande perigo do Inmet, com a cidade de Joinville podendo registrar temperaturas de até 32ºC.
Com informações da Agência Brasil