Duas edições do Caminhos da Reportagem, programa da TV Brasil, foram agraciadas com o 2º Prêmio de Jornalismo Judiciário – Direitos Humanos, Cidadania e Tecnologia. A cerimônia, realizada no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, contou com a presença do ministro e presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. As produções destacaram-se no eixo temático Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Desinformação, na categoria Jornalismo em Vídeo.
Durante o evento, o ministro Barroso refletiu sobre o impacto das redes sociais e plataformas digitais no jornalismo. “A ascensão da internet democratizou o conhecimento, sem o filtro editorial. Democratizou-se o acesso, mas abriram-se as avenidas para discursos de ódio e teorias da conspiração”, destacou.
A reportagem “Eleição sem Filtro”, lançada em setembro de 2024 por Marieta Cazarré e equipe, conquistou o primeiro lugar. A produção explora a evolução dos processos eleitorais no Brasil, entre passado e presente. Marieta ressaltou que “o reconhecimento a este trabalho reforça a importância de refletirmos sobre temas essenciais para a democracia, como a liberdade de imprensa e o impacto das fake news”.
O Caminhos da Reportagem também garantiu a segunda colocação com a produção “Eu Quero Votar para Presidente – os 40 anos das Diretas Já!”, exibida em abril de 2024. O jornalista Thiago Padovan e sua equipe revisitam um período marcante da história nacional, relembrando uma das maiores campanhas cívicas do país. “Dedico este prêmio aos trabalhadores e às trabalhadoras da EBC que lutam diariamente para construir uma comunicação pública ética e relevante”, afirmou o repórter.
Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), destacou a presença da TV Brasil entre os vencedores do II Prêmio de Jornalismo Judiciário como reafirmação da qualidade da comunicação pública. “O Caminhos da Reportagem é um exemplo do trabalho sério do jornalismo público da EBC, contribuindo para a consciência crítica dos cidadãos e cidadãs”, assegurou.
Andre Basbaum, diretor-presidente da EBC, expressou orgulho pelo trabalho da equipe que contribui para o fortalecimento da democracia e da cidadania. “Nosso trabalho é comprometido com esses valores que são intrínsecos à comunicação pública, tão necessária no Brasil de hoje", resumiu.
Sobre o prêmio
O II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é uma iniciativa conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF).
O objetivo é incentivar a produção de reportagens que evidenciem o papel do Judiciário na promoção da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social. Os 241 trabalhos inscritos foram avaliados por critérios como conexão com o tema principal, relevância para o Judiciário e a sociedade, qualidade editorial e jornalística, além de criatividade e originalidade na abordagem.
Os três primeiros colocados em cada categoria dos dois eixos temáticos receberam R$ 5 mil. Os vencedores também foram contemplados com troféus e certificados, enquanto os segundos e terceiros lugares receberam certificados.
Sobre o Caminhos da Reportagem
O programa Caminhos da Reportagem é conhecido por sua abordagem aprofundada e plural sobre temas de interesse público. Exibido semanalmente na TV Brasil, leva o telespectador a uma viagem pelo país e pelo mundo, explorando pautas especiais com uma visão instigante e complexa.
No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas do canal e da televisão brasileira. O programa é exibido às segundas, às 23h.
As edições especiais estão disponíveis no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil.
As matérias também podem ser acessadas pelo aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.
Com informações da Agência Brasil