GERAL

min de leitura

Celebração à memória de Víctor Jara será neste sábado em São Paulo

(via Agência Brasil)

| Edição de 20 de setembro de 2025 | Atualizado em 20 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 8ª edição brasileira das Mil Guitarras para Víctor Jara acontece neste sábado (20), das 11h às 20h, no Galpão Cultural Elza Soares, localizado nos Campos Elísios, no coração de São Paulo. Com entrada franca, o evento oferece ao público uma rica programação cultural, incluindo música, dança, poesia, artes visuais e uma feira de livros, artesanato e gastronomia.

O evento, que teve origem no Chile, celebra o legado do cantor e ativista Víctor Jara, brutalmente assassinado pela ditadura chilena em 1973, poucos dias após o golpe militar liderado por Augusto Pinochet, que se manteve no poder até 1990. Jara foi preso em 12 de setembro e, cinco dias depois, seu corpo foi encontrado em um matagal, com sinais de espancamento e 44 perfurações de bala, conforme relatado pelo projeto Memórias da Ditadura, do Instituto Vladimir Herzog. A ditadura chilena é lembrada como uma das mais violentas da América Latina, com cerca de 40 mil mortos.

Víctor Jara foi um fervoroso defensor da cultura, utilizando a música, o teatro e a poesia como ferramentas de transformação social. Desde 2009, o evento é realizado no Chile em sua homenagem.

Homenagem no Brasil

No Brasil, a celebração ocorre desde 2018, reunindo artistas que interpretam não apenas as canções de Jara, mas também músicas do repertório latino-americano que abordam temas caros ao cantor, como o trabalho, o cotidiano, a luta pela terra e a cultura popular.

Localização

O Galpão Elza Soares, palco do evento, está situado na Alameda Eduardo Prado, 474, no bairro Campos Elíseos, em São Paulo.



Com informações da Agência Brasil