GERAL

min de leitura

CNPEM oferece curso gratuito para 500 professores do ensino médio

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 06 de junho de 2022 | Atualizado em 06 de junho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está com inscrições abertas para a quarta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2022), que será realizada de 25 a 29 de julho. Podem participar professores de física, química, e biologia das redes municipais, estaduais, federal ou privada. O curso é gratuito e terá formato virtual, com 40 horas de atividades ao vivo. Estão disponíveis 500 vagas.

Imagem ilustrativa da imagem CNPEM oferece curso gratuito para 500 professores do ensino médio
Imagem ilustrativa da imagem CNPEM oferece curso gratuito para 500 professores do ensino médio

A programação contará com aulas expositivas sobre a fonte de luz síncrotron Sirius, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria, além de suas aplicações nas diferentes áreas da ciência.

Leia também: » Sirius: a estrela-guia da ciência brasileira

Os professores também participarão de visitas virtuais às instalações e serão apresentados às pesquisas de cada laboratório do CNPEM: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR).

Os docentes ainda receberão informações sobre o funcionamento do curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (ILUM) do CNPEM, e poderão participar de seminários de diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do centro.

As inscrições podem ser feitas pela internet até 30 de junho. O CNPEM é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).