Com a aproximação das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, os mais de 761 mil candidatos confirmados enfrentam o desafio de gerenciar seu tempo de estudo. A dúvida que paira é: revisar conteúdos ou estudar novas matérias? Fazer simulados ou identificar os tópicos que ainda precisam de mais atenção? Ou, quem sabe, descansar um pouco?
Os candidatos precisam estar atentos, pois falta exatamente um mês para o início das provas objetivas.
Organização do Concurso
A segunda edição do concurso é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sob a coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Horários das Provas
Diferentemente do CNU 2024, que concentrou as provas objetiva e discursiva em um único dia, a edição de 2025 terá as provas distribuídas em duas datas: a primeira fase ocorrerá em 5 de outubro e a segunda em 7 de dezembro.
Na primeira etapa, as provas serão aplicadas no turno da tarde, mas em horários distintos.
- Para cargos de nível superior (blocos temáticos 1 a 7), as provas objetivas ocorrerão das 13h às 18h, conforme o horário oficial de Brasília.
- Os candidatos a cargos de nível médio/técnico (blocos 8 e 9) terão um horário reduzido, das 13h às 16h30.
Em todos os casos, os portões dos locais de prova serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.
Os candidatos devem permanecer na sala de prova objetiva por, no mínimo, duas horas após o início, e por, no mínimo, uma hora após o início das provas discursivas, em 7 de dezembro.
Aqueles que solicitaram e tiveram aprovado o atendimento especializado para tempo adicional terão mais 60 minutos para completar as provas.
Prova Objetiva
O CNU 2025 registrou 761.528 inscritos confirmados em 4.951 municípios. As provas serão aplicadas pela FGV em 228 cidades de todas as unidades da federação.
Para os cargos de nível superior, a prova objetiva será composta por 90 questões, divididas em 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.
Para os cargos de nível intermediário, a prova objetiva será composta por 68 questões de múltipla escolha.
Cartões de Confirmação de Inscrição
Os locais exatos das provas, por questões de segurança, só poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir de 22 de setembro, quando será divulgado o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no site do concurso.
O documento também trará informações como o número de inscrição, datas e horários das provas, além da opção de uso do nome social e se o atendimento especializado foi concedido após solicitação na inscrição.
O edital do processo seletivo avisa que é responsabilidade exclusiva do candidato verificar as informações contidas neste documento.
O cartão de confirmação de inscrição deve ser mantido em posse do candidato e apresentado nos locais de prova ou quando solicitado.
CNU 2025
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal, com cargos distintos da primeira edição do CNU.
O processo seletivo também reservou 25% das vagas para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para pessoas quilombolas.
As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, com oportunidades para níveis superior e intermediário.
Do total de vagas, 3.144 são para nível superior e 508 para nível intermediário/técnico.
Serão 2.480 vagas para preenchimento imediato e outras 1.172 para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados do certame.
As provas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas em 228 locais em todo o Brasil.
O CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas de pessoas de 4.951 municípios.
No chamado Enem dos concursos, as mulheres representam 60% dos inscritos.
Em caso de dúvidas, os interessados devem acessar a página oficial do certame, criada pelo Ministério da Gestão.
Com informações da Agência Brasil