GERAL

min de leitura - #

Cônsul do Japão faz entrega de comenda imperial a apucaranense

Edison Costa

| Edição de 17 de junho de 2022 | Atualizado em 17 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Cônsul do Japão faz entrega de 
comenda imperial a apucaranense

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Cônsul do Japão no Paraná, Keiji Hamada, esteve nesta sexta-feira em Apucarana para uma visita à comunidade nipo-brasileira do município. Ele assumiu o consulado em outubro do ano passado, em Curitiba, e, após o período crítico da pandemia da Covid-19, está retomando as visitas ao interior do Estado e participando de eventos diversos promovidos pela colônia japonesa no Paraná.

Keiji Hamada veio exclusivamente a Apucarana para fazer a entrega da Comenda da Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Rosetos a um dos líderes da comunidade nipo-brasileira local, Satio Kayukawa. Trata-se de uma medalha concedida diretamente pelo Imperador Nahuhito, do Japão, em reconhecimento aos serviços prestados por Satio Kayukawa em favor da colônia japonesa de Apucarana e da região durante toda sua vida.

“Para mim, foi uma honra muito grande receber uma homenagem como esta concedida pelo imperador, a partir de hoje passo a ser comendador do Japão no Brasil e no Paraná”, afirmou Satio, que tem uma vasta gama de serviços prestados a população de Apucarana. Aos 78 anos, ele já foi vereador por sete mandatos, duas vezes presidente da Câmara, presidente por oito anos da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), presidente da antiga Companhia de Desenvolvimento de Apucarana (Codap), presidente do Rotary Club Apucarana Sul, presidente do Sindicato Rural e também do antigo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização)”.

Com apenas oito meses à frente do Consulado do Japão no Paraná, Keiji Hamada diz estar percorrendo o Estado para estreitar ao laços de amizade com as colônias japonesas e os brasileiros, além de conhecer um pouco mais do Paraná. 

Acompanhado do vice-cônsul Higari Sotaro, Keiji Hamada conheceu as dependências da Acea, ao lado do seu presidente Keniti Ishida, e ainda visitou a Escola Nipo-Brasileira, instituição que recebeu investimentos do Japão. A visita a Apucarana coincide com os 114 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados neste sábado, 18 de junho. (EDISON COSTA)