Carol, a atendente virtual dos Correios, está de cara nova. Prestes a completar cinco anos de operação, ela recebeu um upgrade nesta segunda-feira (14), com melhorias significativas na central de atendimento ao cliente da estatal.
De acordo com a empresa, o objetivo dessas mudanças é aprimorar a capacidade tecnológica dos canais de relacionamento, proporcionando um atendimento mais rápido, conveniente e acessível. Isso beneficia aqueles que optam por ligar para rastrear encomendas, registrar reclamações, sugestões, elogios ou denúncias, ou ainda cancelar contratos.
A iniciativa é parte de um projeto mais amplo para melhorar a capacidade de resposta ao público, iniciado em 2023. Para isso, os Correios contrataram uma prestadora de serviços terceirizada, o que exigiu a atualização dos números de telefone do serviço de atendimento.
Números de Atendimento Atualizados
Os novos números que começaram a operar são:
- 4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8210 (demais localidades) – para informações sobre produtos e serviços, sugestões, elogios, reclamações e denúncias;
- 4003-8212 (todo o Brasil) – para atendimento comercial e informações sobre contratos;
- 4003-8208 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-8208 (demais localidades) – para clientes com contrato, informações sobre faturamento, cobranças e suporte aos sistemas comerciais;
- 0800-881-8211 (todo o Brasil) – atendimento a pessoas com deficiência auditiva;
- 0800-881-8209 (todo o Brasil) – Ouvidoria.
Além disso, os Correios podem ser contatados pelo Fale com a Carol, um chatbot disponível no site da empresa, ou por meio do registro de manifestação, disponível no site da empresa, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Modernização e Segurança
A atualização dos números e as melhorias na central de atendimento fazem parte de um plano maior dos Correios para modernizar seus serviços, incluindo o uso de inteligência artificial. Essas mudanças também atendem a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O Despacho Decisório nº 262, expedido em setembro de 2024 e modificado três meses depois, estabeleceu novas regras para operadoras de serviços de telecomunicações e outras empresas, visando combater fraudes e golpes telefônicos, como o spoofing, onde criminosos se passam por representantes de empresas para obter dados pessoais ou outras vantagens.
Segundo a Anatel, a medida busca criar um ambiente de comunicação mais seguro e transparente, protegendo a confiança nos serviços de telecomunicações.
Com informações da Agência Brasil